Home / Banho e Tosa / Posso dar banho no cachorro com água gelada?

Posso dar banho no cachorro com água gelada?

Uma dúvida muito comum é: posso dar banho no cachorro com água gelada? Descubra acompanhando o artigo.

Devo dar banho no cachorro com água gelada ou quente?

banho no cachorro com água gelada

Nem todos os cães gostam de tomar banho, mas se eles preferem o chuveiro ou uma banheira, a temperatura precisa ser confortável!

A água que está muito fria ou muito quente pode ser desconfortável ou mesmo dolorosa para o seu cachorro, então tenha certeza de que tanto a água como o ambiente estão adequados para o seu cão.

Mesmo se você já tinha o costume de dar banho no cachorro com água gelada ou quente, pode achar que ele não se importa com isso. Mas está enganado!

E o que fazer para dar banho no cachorro corretamente? Veja essas dicas.

Aquecimento do ambiente

Não importa qual seja a temperatura da água, se o quarto estiver frio, certamente seu cão ficará incomodado.

Antes de preparar a banheira ou o chuveiro, certifique-se de que o ambiente está aquecido. Feche a janela e as aberturas de ventilação que possam estar trazendo ar frio. Isso porque seu cão vai perder o calor do corpo durante o banho, uma vez que sua pele e sua pele estarão molhadas – mesmo que a água esteja quente.

Água morna, não quente!

Se o seu cão está tomando banho, a água deve ser morna, não muito quente ou fria. Água de chuveiro frio é tão desconfortável para um cachorro como é para você. Já a água quente demais pode inadvertidamente queimar a pele.

A água quente também aumenta o risco de secar a pele e os pelos do seu cão, causando desconforto e coceiras. Quando você dá banho em qualquer cachorro, retira os óleos naturais hidratantes. É por isso que você normalmente não dá banho nele toda a semana. Logo, lavá-lo com água quente só aumenta o problema.

Banheira ou chuveiro?

Todos os cães são diferentes, e isso inclui suas “preferências” variadas para chuveiros ou banheiras (pode ser aquelas infantis de plástico). Enquanto alguns cães acham que é divertido tomar banho de chuveiro, podem ficar gravemente ansiosos quando chega a hora de fazer o grooming.

Geralmente, os cães que ficam nervosos com a preparação preferem um banho relativamente silencioso e moderado no chuveiro. Se você está tentando melhorar a experiência do seu cão com o banho, comece usando um chuveiro extensível para enxaguá-lo.

Banho de mangueira: pode?

Os cachorros devem ser banhados com água morna e em um ambiente acolhedor. Assim, dar banho em um cão  ao ar livre e com uma mangueira de jardim, por exemplo, pode não ser o ideal. Este tipo de água normalmente não é aquecida, e mesmo em um dia quente, a água gelada pode ser desconfortável para o seu cachorro.

E se for um dia arejado, a combinação de água fria e vento podem fazer o seu cão não apenas desconfortável. Logo, nada melhor do que dar um banho morninho e cheio de amor para o seu pet!

Conheça a nossa linha de produtos na loja virtual: www.bergvet.com.br.

Leia também: Dicas incríveis para deixar o pelo brilhoso!

Check Also

Quantas vezes por mês devo dar banho nos cães?

E aí, quantas vezes por mês devo dar banho nos cães? Descubra lendo o nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *