Home / Curiosidades / Meu cachorro late muito, o que devo fazer ?

Meu cachorro late muito, o que devo fazer ?

13Seu cachorro late muito? Veja o que você deve ou não fazer para amenizar ou corrigir essa questão.

Por que os cães latem?

cachorro late muito

Ninguém deveria esperar que um cachorro nunca latisse. Isso é tão irracional quanto esperar que uma criança nunca fale. Mas alguns cachorros latem excessivamente. Se esse é um problema para você, o primeiro passo é descobrir o que faz com que seu cachorro lata demais.

O latido é um tipo de comunicação vocal que os cães usam, e isso pode significar coisas diferentes, dependendo da situação. Aqui estão algumas razões pelas quais os cães latem:

  • Territorial / Protetor: Quando uma pessoa ou um animal entra em uma área que seu cão considera seu território, isso geralmente desencadeia latidos excessivos. À medida que a ameaça se aproxima, o latido muitas vezes fica mais alto. Seu cão ficará alerta e até agressivo durante esse tipo de latidos.
  • Alarme / Medo: alguns cachorros destroem qualquer ruído ou objeto que chama sua atenção ou as assombra. Isso pode acontecer em qualquer lugar, não apenas no seu território de origem.
  • Tédio / Solidão: os cães são animais sociais Os cachorros deixados sozinhos durante longos períodos, seja na casa ou no quintal, podem ficar aborrecidos ou tristes, e muitas vezes irão atacar porque são infelizes.
  • Saudação / Reprodução: os cães frequentemente latem ao cumprimentar pessoas ou outros animais.
  • Ansiedade de separação : cães com ansiedade de separação muitas vezes latem excessivamente quando são deixados sozinhos. Eles geralmente também exibem outros sintomas, como destruição, depressão e fazem xixi e coco em locais inadequados. Alguns cães latem só para ouvir o som de suas próprias vozes.

O que fazer contra latidos excessivos?

Conseguir que o seu cão lata menos levará tempo, trabalho, prática e consistência. Isso não acontecerá em uma noite, mas com técnicas adequadas, você verá progresso.

Veja algumas dicas sobre o que não fazer:

  • Gritar estimula o seu cão a latir mais porque ele acha que está se juntando a ele. Então, a primeira regra é falar calmamente e com firmeza, mas nunca gritar.
    A maioria dos cachorros não sabe o que você quer quando você o manda “calar a boca”. Então, treine seu cão para entender a palavra “quieto’.

E o que fazer quando o cachorro late muito?

  • Quando seu cachorro estiver latindo, diga “quieto” com voz calma e firme. Aguarde até que ele pare de latir, mesmo que seja só para respirar, então elogie-o e dê um petisco ou faça carinho. Apenas tenha cuidado para nunca recompensá-lo enquanto ele estiver latindo. Eventualmente, ele descobrirá que, se ele parar de latir com a palavra “quieto”, ele recebe um mimo.
  • Alternativamente, você pode ensinar seu cão a “falar; Uma vez que ele está fazendo isso de forma confiável, sinalize-o para parar de latir com um comando diferente, como “silencioso”, enquanto segura o dedo em seus lábios (os cães muitas vezes pegam os sinais do corpo mais rápido do que os comandos de voz). Pratique esses comandos quando estiver calmo e com o tempo ele deve aprender a parar de latir a seu comando, mesmo quando ele quer latir em alguma coisa.
  • Um cachorro cansado é um cão quieto. Se o seu cachorro late muito, faça um passeio antes de sair de casa.

Cachorro late muito: outras dicas importantes

  • Não permita que os latidos. Quanto mais um cão faz algo, mais isso passa a fazer parte da sua rotina se repetido. Latir pode trazer adrenalina aos cães. Logo, assim que ele começar a latir demais corrija a situação.
  • Alguns problemas médicos podem causar latidos excessivos, desde picadas de abelhas até doenças cerebrais e dores contínuas. Os animais de estimação mais velhos podem desenvolver uma forma de senilidade canina, que causa vocalizações excessivas. É sempre uma boa ideia ter um animal de estimação verificado por um veterinário para ter certeza de que não há motivo médico para o problema.

Uma vez que você sabe por que seu cão está latindo, você pode começar a trabalhar  maneiras de diminuir esse hábito.

Quer mais dicas para o cuidado dos pets? Fique ligado no Blog da BergVet!

Leia também: Meu Cachorro Solta Muito Pelo, e agora?

Check Also

Quais raças de cães não podem ser tosadas?

Veja abaixo quais raças de cães não podem ser tosadas. Existem raças de cães que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *