Home / Cuidados / Com qual frequência devo escovar meu cão?

Com qual frequência devo escovar meu cão?

Com qual frequência devo escovar meu cão? Saiba mais.

Por que escovar os cães?

A escovação é uma parte importante de cuidar bem de um cão. Independentemente do tipo de pelo de seus animais, a escovação regular não só promove a boa pele e a saúde do revestimento. Isso também ajuda você a construir um relacionamento mais forte com seu animal de estimação.

A freqüência de escovação varia muito entre as raças e os cachorros individuais. A freqüência com que você deve escovar seu animal de estimação pode depender das necessidades de seu próprio cão.

A escovação tem muitos benefícios para a saúde do seu cão. A escovação regular de todos os cães, apesar do comprimento ou tipo do pelo, ajuda a manter o revestimento e a pele saudáveis.

A maioria dos cães não requer um banho freqüente (uma vez por mês ou menos!). Mas escová-los entre os períodos de banho ajuda a mantê-los limpos, removendo o pelo morto, a sujeira e outros restos do pelo. A escovação também funciona para distribuir os óleos naturais da pele em todo o revestimento, promovendo um pelo mais saudável e uma pele mais limpa.

No dia a dia com seu animal de estimação, as chances são de que você não verifique rotineiramente seus ouvidos, olhe os dentes ou confira sua pele. Com uma escovação frequente e completa, você pode verificar rotineiramente essas áreas para detectar sinais de infecção ou outros problemas e cuidar deles antes de se tornarem desconfortáveis ​​para seu cão.

Mas quantas vezes devo escovar meu cão?

Resultado de imagem para dog brush

Enquanto todos os cães devem ser escovados pelo menos duas vezes por semana.  Existem seis tipos básicos de pelagem em cães, cada uma com seus próprios requisitos específicos.

Com que frequência você deve escovar o seu cão depende de qual das seguintes categorias, ele se encaixa melhor:

  • Cães com pelo curto, como Labradores, Chihuahuas e  Dachshunds são o tipo mais fácil de pelo para manter. Esses cachorros perdem pelo constantemente. Assim, escová-los com uma escova macia pode ajudar a reduzir o excesso de pelos caídos.
  • Os cães com pelos encaracolados, como Poodles, Bichon Frise têm pelos devem ser lavados e cortados aproximadamente a cada 8 semanas. Entre os cortes, quanto mais longo o pelo, mais pode ficar emaranhado, pois é tudo muito macio. Pode ser necessária uma escovação diária no final após o início do período de novo corte.
  • Cães revestidos como Pastores Alemães e Jack Russell, têm pelos curtos, mas extremamente grossos. Estes cachorros têm queda de pelos e muitas vezes, o cabelo morto fica preso no resto do casaco, exigindo um desbaste e um raspado frequentes do casaco. Estes cães devem ser escovados pelo menos duas vezes por semana, mais durante os galpões sazonais.
  • Cães de pelo longo, como Shih Tzus, Maltese e Lhasa Apsos, têm uma camada dupla de cabelo longo e reto como um cabelo humano. Essas raças podem ficar rapidamente emaranhadas e são um ímã para sujeira, ramo, poeira etc.  É necessária uma escovação diária para estes cães. Ainda, é importante um corte regular em torno do rosto e das orelhas para a boa saúde e higiene.

Check Also

Dicas de banho e tosa para Yorkshires: saiba mais sobre a raça!

Veja dicas de banho e tosa para Yorkshires. “Yorkie”: uma raça fofa e companheira Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *