Home / Curiosidades / Como higienizar as patas dos cães depois de passeios?

Como higienizar as patas dos cães depois de passeios?

Quer saber como higienizar as patas dos cães corretamente? Leia o artigo e saiba mais!

Por que devemos higienizar as patas dos cães?

Você pode não perceber, mas as patas dos cachorros são como pequenas almofadas úmidas, que retêm todos os tipos de alérgenos, produtos químicos e outros poluentes. Seja dentro ou fora de casa, desde poeira, pesticidas, herbicidas, gramas, polens, ácaros e outros poluentes são uma constante nas patinhas dos animais.

E por que isso acontece? Ora, os cães estão não usam roupas, sapatos e meias. Eles não tomam banho todos os dias. Em outras palavras, seus corpos coletam muitos alérgenos e produtos químicos no meio ambiente, os quais, aliás, acumulam-se rapidamente.

As patas de qualquer cão podem reunir uma carga de toxina bastante pesada, além de alérgenos, e isso pode se tornar extremamente irritante para eles (e para os donos também). Além disso, alguns cães podem desenvolver dermatite por lambedura (para saber mais, clique aqui).

Como higienizar as patas dos cães?

higienizar patas dos cães

É bem simples higienizar as patas dos cães. Você pode fazer isso por “remoção mecânica”, ou seja, simplesmente enxaguá-los em água limpa e secá-los.

O importante é molhar essas patas ao final de qualquer dia em que seu animal de estimação tenha estado passeado na rua ou tenha tido contato com plantas etc. Você já deve ter reparado que seu cão esfrega o focinho e os olhos nas patas, não é mesmo? Mais uma razão para fazer a higienização adequada.

Se preferir, pode usar um lenço umedecido específico para cães ou colocar um pouco de shampoo na água.

Também é possível usar iodeto de povidona (antisséptico hospitalar) com um pouco de água morna. Também chamada de iodopovidona é uma solução de iodo orgânico. É seguro, não tóxico, antifúngico e antibacteriano. É possível encontrar frascos a partir de R$ 5,50 em diversas farmácias. A cor da mistura deve ficar como se fosse um chá. Deixe as patas do cão mergulhadas de 2 a 5 minutos na mistura.

Se o cão fica nervoso com água, ofereça petiscos ou faça carinho. Não há necessidade de enxaguar os pés do cão depois de usar a mistura de iodo e água. É só secar com um pano seco e macio ou levar o cão para tomar sol. É possível reusar a mistura por 2 ou 3 dias.

Gostou das dicas? Que tal manter a saúde e a qualidade de vida do seu pet lá em cima? Passe na nossa loja virtual e conheça os nossos produtos incríveis! www.bergvet.com.br

Check Also

Quais raças de cães não podem ser tosadas?

Veja abaixo quais raças de cães não podem ser tosadas. Existem raças de cães que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *