Home / Cuidados / Como limpar as orelhas de um cachorro?

Como limpar as orelhas de um cachorro?

Tem alguma dúvida sobre como limpar as orelhas de um cachorro adequadamente? Leia o artigo!

Preciso limpar sempre as orelhas de um cachorro?

Nem todos os cães precisam ter as orelhas limpas. Mas outros, especialmente aqueles com orelhas mais flexíveis, você precisará fazê-lo regularmente.

Passo a passo sobre como limpar corretamente a orelha de um cão

Desse modo, abaixo trouxemos algumas dicas sobre como limpar de forma correta as orelhas de um cachorro. Também vamos mencionar o que você jamais poderá pensar em fazer. Vamos lá?

 

  • Use muito líquido específico para dissolver os detritos e a cera acumulada nos ouvidos do seu cão. Uma maneira de fazer isso é preencher a orelha com a solução de limpeza especifica chamado CERUMINOLÍTICO para as orelhas dos cachorros, até que ela transborde um pouco. Esfregue o líquido, massageando na parte inferior externa da orelha. Esse movimento fará um som diferente, mas não se assuste, pois é normal. Faça o procedimento por cerca de 30 segundos.
  • Depois de massagear, pegue um lenço de papel  e limpe suavemente ao redor do ouvido. É bem possível que você veja alguns detritos castanhos (que é a cera da orelha) nessa região. Se houver muita cera, repita o passo anterior. Dessa forma, o produto terá a chance de suavizar a cera, para que você possa retirar tudo.
  • Se mesmo depois dessa boa limpeza há muito detrito de cor marrom saindo da orelha do seu cão, pode ser um sinal de infecção no ouvido. Ligue para o seu veterinário e marque uma consulta.
  • Se o seu cão não te deixa fazer a limpeza da orelha, use uma bola de algodão para a limpeza. Mergulhe a bola de algodão na solução de limpeza até que ela fique encharcada.
  • Jamais use tecido para limpar as orelhas do cão, porque quando o tecido está molhado com a solução, ele se despedaçará na orelha e os pedaços podem ficar para trás, causando muitos problemas.
  • Se o seu cachorro não gosta de líquido nas orelhas, use só a bola de algodão limpa dentro das orelhas e massageie essa região. O efeito é parecido com o da solução de limpeza. Após 30 segundos de massagem, tire a bola de algodão da orelha. Pegue um tecido seco e limpe a cera. Repita este passo, se necessário.

Observações ao limpar as orelhas de um cão

  • Provavelmente ficará um pouco de líquido dentro das orelhas. Não se preocupe com isso. Não fará mal. E se isso faz parte de toda a rotina de preparação, você pode querer começar com a limpeza da orelha, seguida de um banho. Será um dia completo de spa para o seu cachorro!
  • Assim como qualquer processo que possa ser desagradável para o seu cão, dê algum mimo por ele ter se comportado bem.
  • Nunca use solução de limpeza de ouvido humana nos cachorros. Isso porque elas são mais fortes e podem ser “demais” para o cachorro, causando até rompimento do tímpano, infecção ou coisa pior.
  • Também nem pense em usar álcool ou peróxido de hidrogênio (água oxigenada) para limpar as orelhas de um cachorro, pois são substâncias irritantes. Em qualquer ponto do processo, se o seu cachorro chorar de dor, pare imediatamente o procedimento, pois este pode ser o sinal de uma infecção no ouvido.
  • Ainda, nunca é demais frisar a necessidade de fazer um check-up no cão antes de começar o banho e tosa. Se notar algo estranho, avise o proprietário e questione se ele quer o prosseguimento ou não do processo.

Fazer o banho e tosa de cães é muito mais do que uma profissão, é um ato de responsabilidade e cuidado! Se precisar de produtos específicos para a higiene canina, passe na nossa loja virtual e conheça os nossos produtos! www.bergvet.com.br

Check Also

Posso dar banho no cachorro com água gelada?

Uma dúvida muito comum é: posso dar banho no cachorro com água gelada? Descubra acompanhando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *