Home / Higiene / Como limpar corretamente o ouvido do cachorro

Como limpar corretamente o ouvido do cachorro

Um dos procedimentos de higiene no cachorro que exige cuidado e atenção é com relação à limpeza do ouvido limpeza das orelhas do cachorro. Esse processo, além de ser uma higiene para o cachorro, quando não se limpa, o excesso de cera pode propiciar um ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias que podem causar inflamação ou infecção no ouvido.

Nas pets shops os profissionais acabam realizando este tipo de serviço, mas se você quiser, com cuidado e paciência pode fazer a limpeza em casa. Você deve ficar atento a alguns sinais de que seu cachorro está com problemas nos ouvidos. Primeiro, quando ele balança muito a cabeça. Com essa ação ele está mostrando-se incomodado com a coceira ou até mesmo com dor. Se você sentir um cheiro forte vindo das orelhas/ouvidos está na hora de fazer uma limpeza. E por fim, se apresentar algum tipo de ferida na parte interna da orelha ele pode até estar com inflamação no ouvido. E se não forem tomados os cuidados necessários, ele pode acabar ficando surdo.

Como fazer a limpeza do ouvido ?

Não é necessário muito material para realizar a limpeza do ouvido do cachorro. A primeira coisa é ir separando o material. Algodão e uma solução especial para realizar a limpeza (Ceruminolítico). Essa você pode comprar na pet shop. (Jamais utilize qualquer produto sem antes consultar um Veterinário)

Esse é um momento de você observar como está a orelha do seu cachorro. Caso verifique que está muito escura, ou que apresenta feridas, leve o cachorro para o médico veterinário para que ele possa fazer uma melhor análise da orelha.

Se não observar nada de muito grave pode continuar com a limpeza. Jamais despeje a solução diretamente na orelha do cachorro (somente um veterinário poderá fazer isso), umedeça o algodão e depois com cuidado limpe as áreas com sujeiras. Você pode usar um algodão seco também se a cera sair com facilidade.

Ele pode não querer

Tenha paciência de início. É bem comum os cachorros não deixarem o seu tutor mexer na orelha. É preciso também que você seja delicado, pois a orelha é sensível e se você mexer demais pode acabar machucando a orelha do cachorro. O indicado é você realizar a limpeza uma vez por semana pra garantir o bem estar do seu cachorro.

Aqui você pode ver um vídeo de como é feita a limpeza da orelha do cachorro.

 

Referência: http://tudosobrecachorros.com.br

 

Check Also

Como limpar as orelhas de um cachorro?

Tem alguma dúvida sobre como limpar as orelhas de um cachorro adequadamente? Leia o artigo! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *