Home / Higiene / Como limpar a lâmina de tosa?

Como limpar a lâmina de tosa?

Para uma boa durabilidade das lâminas de tosa, que são itens fundamentais no procedimento da tosa, é importante realizar uma manutenção preventiva e regular. Essa manutenção e cuidado, vai trazer resultados positivos para a própria tosa.

Manter a lâmina limpa e lubrificada vai aumentar a vida útil além de preservar o fio da lâmina de tosa por mais tempo. A maioria das lâminas são de aço carbono que enferrujam, portanto é extremamente importante essa manutenção. 

Então, se você é tosador e se interessa pelo assunto a gente explica neste texto aqui como limpar uma lâmina de tosa.

Limpeza das lâminas de tosa: uso de produtos

É importante que ocorra a limpeza das lâminas logo após a tosa, se não der pra limpar em seguida deixe para fazer no final do dia quando terminar o serviço. Se isso não ocorrer vai acabar reduzindo o desempenho e a vida útil das lâminas.

No mercado hoje existem opções de produtos que podem ser usados para fazer a limpeza das lâminas. Há limpadores de lâminas, resfriadores, lubrificantes como também desinfetante de lâminas.

desinfetante de lâminas de tosa

Estes produtos (desinfetantes) são bons e recomendados porque ajudam a matar fungos e bactérias, e, além disso, o uso de produtos evita a transmissão de micro-organismos de um animal para o outro. No caso destes produtos eles podem ser usados diariamente, após o uso do equipamento.

Lembrando sempre, que se você quer maior durabilidade dos produtos deve limpar as lâminas de tosa. Normalmente não há mistério quando for usar os produtos. Basta despejar o produto nas lâminas e depois deixar agir por alguns minutos. As orientações sobre o uso costumam estar nas na própria embalagem.

Dicas de Limpeza:

1- Retire a lâmina de tosa da máquina de tosa e com uma escovinha retire o excesso de pelos

2- Em um recipiente, coloque um pouco de lavador de lâminas ou água arrás e com ajuda do pincel ou escovinha limpe bem entre os dentes da lâmina.

3- Seque a lâmina com toalha seca ou papel e lubrifique com óleo lubrificante para lâminas, óleo Singer ou WD40. Lubrique bem todos os dentes e toda a superfície da lâmina.

4 – Por último guarde suas lâminas de tosa em um recipiente fechado.

5- Jamais leve com água ou álcool suas lâminas para não oxidarem.

Check Also

Odor forte na região do focinho em cães de pelos longos, é normal?

Porque há odor forte na região do focinho em cães de pelo longo? Descubra já! …

Um comentário

  1. Muito interessante esse assunto. Vou ficar acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *