Home / Curiosidades / Cuidado com as unhas enormes do seu cachorro! Saiba o motivo.

Cuidado com as unhas enormes do seu cachorro! Saiba o motivo.

Cuidado com as unhas enormes do seu cachorro! Veja a razão disso.

 

Ninguém, ao que parece, gosta de “fazer” as unhas do cachorro. Não é você, nem o cão, nem qualquer outra pessoa que possa ser convocada para fazer cortes de unhas para você. Mas para a saúde do seu cão, cortar as unhas deve ser algo frequente!

Unhas dos cães e saúde: tudo a ver!

Resultado de imagem para DOG NAILS

Aqueles pelos que ficam ao longo das patas de um cão podem esconder uma situação realmente dolorosa se as unhas dele estiverem compridas.

Quando os cães passam muito tempo ao ar livre, correndo em várias superfícies duras, incluindo concreto, suas unhas são gradualmente desgastadas, e eles têm menos necessidade de corte.

Mas hoje, com muitos cachorros urbanos cada vez mais confinados em ambientes fechados quando seus proprietários estão no trabalho, além de viverem em superfícies “suaves”, como gramados quando estão ao ar livre, esses desgaste natural das unhas não acontece.

Muitas pessoas gostam de cães com unhas compridas. No entanto, com o passar do tempo isso pode causar graves danos ao seu cão (para não mencionar para o seu piso de casa!).

Quando as unhas são tão longas que constantemente tocam o chão, elas forçam a base da unha. É a lei da ação e reação. Isso é muito, mas muito doloroso para seu cão e faz pressão nas articulações dele.  A longo prazo, isso pode realmente desalinhar as articulações da perna dianteira e fazer a patinha dele parecer achatada e esticada.

Como funcionam as unhas dos cães?

As unhas de mamíferos são feitas de uma proteína resistente chamada queratina. Tecnicamente, os cães têm garras, não unhas, embora usemos o último termo em seu sentido usualmente.

Aliás, unhas são planas. Se uma unha é muito grossa e ajuda a suportar o peso do corpo, é chamada de casco, sabia?

As unhas de cachorro diferem das nossas, na medida em que têm em duas camadas. Como nós, eles têm o unguis, uma cobertura rígida e externa na qual as fibras de queratina correm perpendicularmente à direção na qual a unha cresce. Mas ao contrário de nós, sob seus unguis, os cães têm o subunguis, que é uma camada mais suave e escamosa. O crescimento mais rápido do unguis é o que dá à unha dos cães aquela curvatura.

Resultado de imagem para DOG NAILS WRONG

Cortar a unha do cão não é só estética!

Novamente, isso não é apenas um problema estético, é funcional: o comprometimento da distribuição do peso e do alinhamento natural do seu cão pode deixá-la mais suscetível a lesões. As caminhadas e corridas serão difíceis e dolorosas. Isto é especialmente importante em cachorros mais idosos, cuja postura pode ser dramaticamente melhorada cortando as unhas compridas.

Em casos extremos, as unhas crescidas podem curvar-se e crescer na almofada da pata. Mas, mesmo que as unhas estejam sob controle, as unhas longas podem ficar rasgadas ou divididas, o que é muito doloroso e, dependendo da gravidade, vai exigir tratamento em veterinário.

Qual o comprimento certo das unhas do cachorro?

Então, qual é o objetivo? Qual é o comprimento “certo”? Enquanto algumas raças (são muitas vezes mostradas com unhas tão curtas que mal podem ser vistas, a regra mais comumente aceita é que, quando um cão está parado, as unhas não devem entrar em contato com o solo. Se você pode ouvir seu cachorro chegar, suas unhas estão sim compridas!

Deixe seu cão com “a manicure” em dia passando na nossa loja! www.bergvet.com.br.

 

Check Also

Cachorro macho pode usar lacinho? Será?

Será que cachorro macho pode usar lacinho? Saiba mais. Enfeites para cães Os cães são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *