Home / Banho e Tosa / Quantas vezes por mês devo dar banho nos cães?

Quantas vezes por mês devo dar banho nos cães?

E aí, quantas vezes por mês devo dar banho nos cães? Descubra lendo o nosso artigo!

Quantas vezes por mês você deve dar banho nos cães?

dar banho nos cães

Se seu cão tivesse os meios para fazer uma lista de suas coisas menos favoritas para fazer, certamente tomar banho provavelmente seria estaria em primeiro lugar. Uma vez que os banhos de cães tendem a ser bagunçados, demorados e não muito divertidos para todos os envolvidos, é natural perguntar-se: “com que frequência devo banhar meu cachorro?”
A resposta? Depende!

O banho é necessário para a maioria dos cães. Mas se não for dado corretamente pode irritar a pele, danificar os folículos capilares e aumentar o risco de infecções bacterianas ou fúngicas.

A melhor frequência de banho depende da “razão por  detrás do banho”. Cães saudáveis ​​que passam a maior parte do tempo dentro de casa podem tomar banho com menos frequência. Uma vez a cada 15 dias ou por mês pode ser suficiente, dependendo da raça (como cães de pelagem curta). Por outro lado, o banho freqüente é uma parte crítica do gerenciamento de algumas condições médicas, como alergias de pele.

Como saber quando dar banho nos cães?

Com que frequência você deve lavar o seu cão depende de uma série de fatores, incluindo  saúde, raça, pelagem, nível de atividade, bem como onde essas atividades estão ocorrendo (se dentro ou fora de casa).

Se o seu cão entra na sala e você é capaz de sentir o cheiro dele, leve-o para o banho! Se o seu cão estiver coberto de sujeira ou lama seca, uma escovação completa seguida de um banho, geralmente é a sua melhor opção.

Outras dicas

  • Se o cão for agitado, lave primeiro o corpo e, por último, a cabeça (e delicadamente).
  • Só porque um shampoo diz “sem lágrimas” ou “livre de lágrimas”, não o coloque diretamente nos olhos do animal.
  • Se o seu cachorro tem alergias ou faz algum tipo de tratamento, pergunte a frequência do banho ao veterinário.

Os cães tomam banho sempre do mesmo jeito?

Dar banho em cães não é tão simples quanto parece. Existem tantos tipos diferentes de cães e pelagens que cada um precisa ser abordado separadamente, devido às diferentes texturas e comprimentos. Em um pet shop, o groomer pode fazer essas distinções, mas em casa, um dono pode não perceber a diferença.

Exemplo: Shetland Sheepdog é um cão de pelagem dupla, com pelos grossos e esparramados. Esta raça exige uma boa imersão e hidratação com muita água e escovação antes, durante e depois do banho. Em seguida, um condicionador específico para cães, com muito enxágue e secagem em alta velocidade.

Se você simplesmente não tem tempo, espaço ou desejo de lavar seu cão em casa, não há vergonha em procurar um profissional!

Como comprar os produtos certos para dar banho nos cães?

Shetland Sheepdog

Algumas diferenças entre a pele humana e a canina são óbvias, mas uma que não é, é o pH da pele, é indiscutivelmente a mais importante quando se trata de escolher o produto certo.

A pele humana é muito ácida, chegando a um pH inferior a 5 na maioria dos casos. Mas a pele do cão é muito mais próxima de um pH de 7, o que significa que é essencialmente neutra – não fortemente ácido ou fortemente alcalina.

Portanto, alguns produtos especificamente projetados para pele humana podem ser bastante irritantes para a pele canina. Para banhos de rotina, use um shampoo específico para cães com fórmula leve e hidratante. Uma boa dica é que os shampoos à base de aveia são uma boa escolha para muitos cachorros.

Aliás, os cães podem ter reações negativas a shampoos e outros produtos, mesmo que eles sejam feitos especificamente para cães.

Se você acha que comprar produtos para cães está fora do seu orçamento, pense que há bons shampoos para cães a partir de R$ 10,00 em diversas lojas e até supermercados. E não precisa exagerar no uso. Basta uma pequena quantidade na palma da mão e pronto! A finalidade será cumprida.

Lembre-se de que banhos não ocorrerão todos os dias.  Comprar embalagens maiores também pode te fazer poupar. Já uma consulta veterinária e medicamentos, embora sejam extremamente necessárias, podem custar muito mais se os cuidados devidos não forem tomados.

E, pior, há casos em que o uso de produtos humanos podem levar a graves problemas de saúde e até a óbito. E você definitivamente não vai querer que uma fatalidade dessas ocorra com seu melhor amigo. Afeto e carinho dos pets não pode ser traduzidos em nenhum dinheiro do mundo! Pense nisso!

Quais são os sinais de alergia a produtos para cães?

Sinais clínicos de uma reação cutânea podem incluir pele vermelha, com coceira e urticária. A ingestão de shampoo por animais pode causar sintomas como vômitos, baba intensa e diminuição do apetite. Se você notar esses sintomas, lave seu cão com água morna e procure imediatamente um veterinário.
Se você não tiver certeza do tipo de shampoo que deve comprar, fale com o veterinário. É ele que conhecerá seus animais de estimação e o histórico médico dos pets.  Uma dica é: aposte nos shampoos neutros!

Seu cão precisa de cuidados específicos. Para isso, aposte nos melhores produtos do mercado, os quais você encontra na loja da BergVet!

www.bergvet.com.br. 

Check Also

Como usar a rasqueadeira de forma correta?

Quer saber como usar a rasqueadeira da forma correta? Acompanhe o artigo. Como usar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *