Home / Banho e Tosa / Dicas infalíveis para desembolar nós dos pelos dos cães

Dicas infalíveis para desembolar nós dos pelos dos cães

Veja como desembolar nós com facilidade!

Dicas para desembolar nós dos pelos

desembolar nós

Além de sua disposição amigável, o pelo do cão certamente é um dos traços mais maravilhosos. Mas também pode ser um dos desafios!

Cães com pelos longos tendem a desenvolver nós e emaranhados. Infelizmente retirá-los nem sempre é uma tarefa fácil, o que pode ser uma experiência ruim para o cão.

Mas nem tudo está perdido! Usando as ferramentas e técnicas corretas é possível desembolar nós e emaranhados de forma muito mais simples.

Desembolar nós e emaranhados pode ser difícil, especialmente se o cachorro for inquieto. Além disso, os cães mais sensíveis não apreciarão o procedimento. No entanto, usando o equipamento e as técnicas corretas o trabalho fica muito mais simples e prático, sem causar dor ao animal.

Tenha as ferramentas corretas para desembolar nós!

Para desembolar nós e emaranhados você precisa do equipamento certo:

  • Escova de pino: são bem parecidas com escovas humanas, cujo intuito é pentear os pelos.
  • Rasqueadeiras (ou cardinas): são equipamentos utilizados para “abrir o pelo” (ou deslanar). Podem ser:
    • De armar: tem as cerdas mais longas, que servem para deixar os pelos com aspecto mais fofo.
    • Mais rígida: retira mais lã (pelo) em muita quantidade. O uso não é recomendado em todos os tipos de cães.
  • Desemboladores: são instrumentos antigos, compostos por lâminas que cortavam o pelo. O problema dos desemboladores é que eles danificam o pelo.
  • Produto para desembaraçar os pelos: podem ser encontrados em diversas marcas e preços. São, basicamente, um “blend” de silicones com proteínas hidrolisadas, de absorção rápida, que ajudam a condicionar melhor o pelo.

Como encontrar e desembolar nós e emaranhados

Escove o cão com a escova de pino para localizar nós e emaranhados, os quais geralmente se formam sob as orelhas, abaixo do pescoço, sob a barriga e ao longo das pernas traseiras (charretes). Comece a desfiar o nó pelas pontas do pelo, usando a escova.

  • Alguns tipos de nós, mesmo com o uso de produto específico para desembaraçar os pelos podem ser difíceis, não dispensando o uso da rasqueadeira.
  • Para nós mais difíceis, pegue pequenas mechas de pelo e escove-os por partes, separando-os do restante do emaranhado.
  • Apenas corte se realmente não houver outra alternativa. Se for preciso, corte o pelo na direção do seu crescimento.

Hora do banho!

Uma vez que você removeu tudo o que foi possível, dê um banho no animal. Certifique-se de que todos os nós tenham desaparecido antes de molhar o cão, pois a água pode até piorar a situação.

  • Use um bom shampoo para manter o cão limpo e, a depender da pelagem, um condicionador para garantir que os nós não voltem à medida em que você realizar a secagem do animal.

Com as ferramentas, produtos e procedimentos adequados para o cão, é possível manter nós e emaranhados “para longe”. Precisando de ferramentas para desembolar nós e emaranhados dos pets? Acesse www.bergvet.com.br e veja a nossa incrível linha de acessórios e ferramentas.

Leia também: O que é Groomer de Cachorros

Check Also

Quantas vezes por mês devo dar banho nos cães?

E aí, quantas vezes por mês devo dar banho nos cães? Descubra lendo o nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *