Home / Banho e Tosa / Diferença entre trimming, stripping e tosa

Diferença entre trimming, stripping e tosa

Sabe a diferença entre trimming, stripping e tosa? Vamos te ajudar!

O que é trimming?

Resultado de imagem para TRIMMING DOG

Chama-se de trimming quando se trata de aparar a pelagem do cão com tesouras. Em inglês (tradução livre), o trimming quer dizer “tosa”. Contudo, no Brasil, trimming se refere à tosa padrão da raça. No trimming, o “esteticista canino” – chamado de Groomer – faz com que o animal fique mais belo e harmônico, além de “dentro do padrão”.

Há inúmeras técnicas de trimming, que podem variar conforme o tipo de pelo e raça e ferramentas utilizadas, como o Rake por exemplo. A raça que mais se faz Trimming no Brasil é o Golden Retrivier.

O que é stripping?

Resultado de imagem para STRIPPING DOG

Já o stripping é uma técnica, a qual é comumente realizada em cães que participam de competições, nas quais o padrão da raça é levado em conta, dentre outros fatores. Para fazer stripping são usadas facas especiais. Também é possível fazer o repuxo dos pelos à mão, ao que se dá o nome de hand-stripping. Tudo vai variar quando se considera a raça a ser manipulada.

O stripping deve ser realizado por profissional qualificado, justamente por ser um procedimento delicado. Isso é necessário para que o animal não se machuque, por exemplo, bem como para que o resultado fique dentro do esperado. Geralmente, o stripping é feito em cães com o pelo cerdoso, como é o caso do Westie White Highlander Terrier.

O que é tosa?

Resultado de imagem para TOSA BEBÊ

Finalmente, “tosa” no Brasil está atrelada à intervenção estética realizada no animal de modo geral. Há vários tipos de tosas, como a bebê, japonesa, americana, dentre outras. Nesse caso, a tosa padrão nem sempre é levada em consideração, especialmente quanto às técnicas utilizadas.

O que é grooming?

Resultado de imagem para GROOMING

Já vimos trimming, stripping e tosa. Mas o que será que é grooming? Essa palavra vem da língua inglesa e quer dizer “preparação” (tradução livre). Assim, o ato de escovar, dar banho, cortar unhas, hidratar os pelos e até mesmo inserir enfeites no animal pode ser chamado de grooming. É o ato de deixar o animal “preparado para voltar para casa”, conforme o que foi solicitado pelo dono.

Como se pode ver, há muita diferença entre trimming, stripping e tosa, ao menos quando se considera o Brasil.

Acesse o site da BergVet e veja as novidades que temos para você e o seu animal curtirem as festas de fim de ano! (https://www.bergvet.com.br/).

 

Check Also

Dicas de banho e tosa para Yorkshires: saiba mais sobre a raça!

Veja dicas de banho e tosa para Yorkshires. “Yorkie”: uma raça fofa e companheira Os …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *