Home / Higiene / É importante levar meu pet ao Banho e Tosa ?

É importante levar meu pet ao Banho e Tosa ?

Assim como os seus donos, os animais de estimação devem receber cuidados com a saúde para que o convívio entre eles seja possível e feito de maneira saudável. A principal tarefa que o dono tem com o seu pet é leva-lo ao Pet Shop para o banho e tosa. Da mesma forma que os animais criados dentro de casa, os que costumam ficar do lado de fora também merecem essa atenção.

No entanto, não adianta nada você levar o seu bichinho em qualquer estética canina. O ideal é visitar o local a fim de conferir as condições de higiene e verificar como é o tratamento dos funcionários aos outros animais. Por isso, o estabelecimento deve ser especializado no ramo e, de preferência, contar com profissionais experientes e capacitados para o serviço.

Os cuidados começam a partir dos produtos utilizados. Eles devem ser específicos para cada espécie e não podem causar danos aos animais. É possível afirmar, inclusive, que o ato de levar o seu bichinho ao Pet Shop é uma maneira de adestramento. É muito importante, principalmente para os cães, que eles entendam e se acostumem com essa rotina de serem banhados, tosados e escovados.

As principais características do processo de banho e tosa são a preocupação com a higiene e com a estética dos animais. Durante o processo, os especialistas utilizam shampos especiais, escovas ideais para os pets, produtos certos para limpar os ouvidos, cortam as unhas e a secam os pelos corretamente. Ao final do procedimento, o seu bichinho estará limpinho e pronto para muita diversão.

Além do mais, ao dar banho, secar, escovar e tosar regularmente, alguns problemas podem ser impedidos. Por exemplo, o banho elimina a sujeira acumulada nos pelos, patas e bocas. A secagem evita que o animal fique com a pelagem úmida e que haja o acúmulo de fungos e bactérias ou mesmo doenças como a otite.

A tosa é responsável pela eliminação do excesso de pelos do animal, logo, visa principalmente a saúde dele. Já a escovada auxilia a retirar os pelos mortos, no crescimento de uma pelagem nova e mais bonita, além de contribuir para que a oleosidade natural seja produzida e a encontrar pulgas e carrapatos escondidos entre os pelos.

Check Also

Odor forte na região do focinho em cães de pelos longos, é normal?

Porque há odor forte na região do focinho em cães de pelo longo? Descubra já! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *