Home / Higiene / Escovar os dentes dos cães também é importante !

Escovar os dentes dos cães também é importante !

Um dos procedimentos mais importantes para higiene dos cachorros é escovar os seus dentes. A importância não é apenas estética como também fundamental para a saúde dos seus dentes. A escovação dos dentes ajuda a prevenir o tártaro. Lembrando que essa é uma doença que pode matar se não for tratada. O que poucas pessoas sabem é que o maior perigo das periodontopatias (doenças nas gengivas e dentes) não é a perda dos dentes ou o desenvolvimento de infecções locais. As bactérias que se encontram na boca do animal não ficam só por lá. Estas caem na corrente sanguínea e através dela são levadas para todos os órgãos do animal. Os órgãos mais afetados são: coração, rins e fígado e também as articulações. Se por acaso o animal já tiver uma lesão prévia em algum destes locais, a probabilidade de instalação das bactérias junto à eles é muito grande. Estas bactérias causam pequenas inflamações nos capilares das vísceras que com o passar do tempo formam uma enorme inflamação.

Outro benefício é que a escovação pode ajudar a prevenir o mau hálito nos cachorros. Por mais que esse seja um momento que não é muito agradável para os cachorros, essa é uma oportunidade para adotar um estilo saudável para o cachorro. Claro que não é fácil, mas quanto mais cedo começar, mais fácil pode ser.

Quando escovar os dentes?

A não escovação acaba ajudando na proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro. Vale esclarecer que você não deve JAMAIS deve usar a pasta de dente que os seres humanos usam. Elas contêm flúor e os cachorros não tem como jogar fora a pasta de dente e se eles tiverem contato, as pastas podem causar irritações no estomago dos nossos cães.

Dessa forma, quanto mais cedo você começar a ensinar o seu filhote a deixar escovar os dentes, melhor. Você escovando os dentes do seu cachorro, assim estará contribuindo para que ele tenha uma vida mais saudável.

É preciso que este processo seja iniciado aos poucos. Nos primeiros dias apenas ofereça um pouquinho da pasta de dente ao cachorro para ele não ficar com medo achando que é algo que pode acabar machucando ele. Deixe ele ir experimentando e somente depois você vai iniciar o processo de escovação. E claro, escove sempre de uma maneira bem gentil e sem fazer força contra a gengiva de seu cachorro.

Produtos recomendados

 Escova dental longa: essa é uma escova de dente Dupla, tem duas cabeças de tamanhos diferentes indicada para todos os pets, com cores variadas. Indicado para higienização dos dentes do pet, com uma escovação periódica, diminui o tártaro e o mau hálito. Dimensões: 22X3X10cm. Para comprar a sua clique aqui.

Produto disponível na loja online

Creme Dental para Cães e Gatos Sabor Tutti-Frutti 90 g: Não precisa enxaguar, podendo até ser engolido pelo animal, não contém sabões e flúor como os de uso humano. Creme dental desenvolvido para cães e gatos, que auxilia na prevenção da halitose e na formação da placa bacteriana, prevenindo a formação do cálculo dentário e a ocorrência de doenças periodontais. Auxilia no clareamento dos dentes, além de possuir uma ação abrasiva controlada. Não tem flúor assim podendo ser ingerido pelo seu pet sem problema nenhum, tem um agradável sabor de menta, facilitando na escovação. Indicado para higiene oral dos cães e gatos. Modo de usar: Manter a boca do animal fechado, posicionar a escova, a dedeira ou o dedo com o produto na junção entre a gengiva e os dentes e com movimentos de vai-e-vem, escovar todos os dentes. Oferecer água limpa para o animal após a escovação. Utilizar pelo menos 2 vezes por semana. Para comprar a sua clique aqui.

Produto disponível na loja online

Referência: https://www.bitcao.com.br

Check Also

Como limpar as orelhas de um cachorro?

Tem alguma dúvida sobre como limpar as orelhas de um cachorro adequadamente? Leia o artigo! …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *