Home / Higiene / Mau Hálito em Cães: Causas? Como evitar?

Mau Hálito em Cães: Causas? Como evitar?

Seu cão está com mau hálito? Saiba porque isso acontece e como prevenir.

Cãozinho com mau hálito? Pode ser grave (ou não)!

Resultado de imagem para bad breath dog

Poucos cheiros são tão desagradáveis ​​como o mau hálito de um cachorro. Seu cão pode pensar que você aprecia seus “lambeijos”, mas se ele tem mau hálito, então, ficar perto é a última coisa que você quer fazer, não é?

O mau hálito do cão não é apenas grosseiro – também pode ser um sinal de um problema de saúde. Antes de dar balinha de hortelã para o seu cachorro, veja quais as principais causas de mau hálito nos cães e observe os sinais!

Causas do mau hálito em cães

Os proprietários de cães tendem a ignorar a respiração do mau-humor como apenas “respiração do cão”, mas geralmente há uma razão muito boa por trás do odor.

Higiene bucal e doença periodontal: as causas mais comuns de mau hálito em cães são a má higiene bucal e a doença periodontal. Assim como nos seres humanos, a acumulação de placa e tártaro pode levar ao desenvolvimento de bactérias que causam mau hálito. Se você não escova regularmente os dentes do seu cão, a causa mais provável do mau hálito é a acumulação de placa.

Ao longo do tempo, uma má higiene bucal pode levar à doença periodontal. Muita acumulação de placa e tártaro pode empurrar as gengivas para longe dos dentes, expondo novas áreas para que as bactérias se desenvolvam. Isso não só inflama as gengivas do cão, mas pode levar a cáries, infecção, destruição de tecido, perda de dente e até formação de pus. Escusado será dizer que isso também leva a muito, muito mau hálito.

Veja mais causas de mau hálito em cães

Hábitos alimentares desagradáveis: Às vezes, os hábitos alimentares se traduzem diretamente no mau hálito. Se o seu cão regularmente come lixo ou tem acesso a restos de comida, então o mau hálito dele pode ser o resultado de lanchinhos sem supervisão.

Os cães também parecem adorar cocô de gato, o que também não é higiênico. Mas, ainda, alguns cachorros comem seu próprio cocô ou o de outros cães, uma condição chamada coprofagia que causa mau hálito em cães e, ocasionalmente, náuseas leves em seus proprietários horrorizados.

Imagem relacionada

Diabetes: Se o mau hálito do seu cão tiver um cheiro doce ou frutado, você precisa marcar uma consulta com seu veterinário. Esse é um sintoma de diabetes, uma condição séria, mas tratável. Fale com o seu veterinário sobre os outros sintomas de diabetes a serem observados, como beber mais água e urinar demais.

Doença renal: se a respiração do seu cachorro cheira a urina, provavelmente não é porque ele tem tomado xixi. Um odor de urina à respiração do seu cão é um sinal de alerta de doença renal, que pode ser séria e pode ser um sintoma de um problema médico maior.

Doença hepática: se a respiração do seu cão cheira mal, ele está vomitando e com falta de apetite, ele pode ter um problema no fígado. Como a doença renal, os problemas hepáticos podem ser um sinal de uma condição grave. Vá ao veterinário urgentemente para avaliação.

Como tratar mau hálito em cães?

A maneira mais simples de evitar o mau hálito é escovar os dentes do seu cão regularmente. A escovação dos dentes reduz a placa e promove uma melhor higiene bucal, tanto quanto acontece nos seres humanos, e com um pouco de treinamento, a maioria dos cães aprende a ter os dentes escovados sem reclamar tanto. Alguns até gostam, aliás.

Fornecer ao seu cão muitos brinquedos de mastigação ajuda-o a cuidar dos dentes naturalmente.Para os demais sinais, procure seu veterinário de confiança!

Aqui na Bergvet temos escovas, pastas dentais, espumas bucais e outros produtos para deixar o sorriso do seu cão mais fresco e bonito!

Confira clicando aqui.

Check Also

Cheiro forte no meu cachorro: o que pode ser?

“Cheiro forte no meu cachorro”? O que pode ser? Muitas pessoas reclamam que alguns cães …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *