Home / Cuidados / Medo de tosa? O que fazer com os cães que tem esse comportamento

Medo de tosa? O que fazer com os cães que tem esse comportamento

Se o seu peludo parece não se importar de ir ao pet shop e para você esse processo parece ser natural, saiba que muitos tutores acabam sofrendo por saber que seus pets têm medo de serem tosados ou ir a pet shop. Existem várias justificativas para esse caso, personalidade do cachorro, trauma, carência, medo, mas o mais importante é o tutor ajudar neste processo.

animal-1299573_960_720

Por que o medo?

Já falamos dos inúmeros benefícios físicos, higiênicos e de bem estar que a tosa proporciona aos pets. A questão não é apenas estética, mas vamos esclarecer primeiro que o processo de tosa é algo que não é comum para o cachorro, ou seja, algo que ele faça com mais frequência. Por isso, ele se sente desconfortável diante de uma situação que ele não tem controle, em um lugar que não conhece, seja o espaço e também o tosador, tudo isso trás desconforto para o cachorro.

Como os cães possuem temperamentos diferentes, alguns acabam se sentindo tranquilos, enquanto para outros o processo de ser tosado é um sacrifício, como se o cachorro estivesse sendo maltratado. Por isso, nem sempre quer dizer que o tosador não é bom quando o seu pet vai ser tosado, isso implica na personalidade do cachorro também.

beagle-995637_960_720

Os cachorros têm os ouvidos muito sensíveis. Qualquer barulho deixa-os assustados, e quando estão no espaço específico para serem tosados, os barulhos da máquina, sopradores tendem a deixá-los ainda mais assustados e desconfiados de que algo ruim possa acontecer a eles.

A primeira vez

Para que o seu cachorro não tenha nenhum trauma do banho e da tosa, o indicado é que quando você for com ele a primeira vez na pet shop para que seja tosado, converse com o profissional e peça a ele se poderá apresentar a sala de tosa, ou o ambiente que ele vai ficar. Assim ele vai saber, que você já teve ai e não aconteceu nada de ruim.

Depois com o tempo, a tendência é o medo diminuir. Se isso não acontecer, você pode sim trocar de pet shop. Mas se você já trocou inúmeras vezes e percebeu que o medo continua, talvez a melhor opção seja tosar em casa, seja chamando um tosador, ou o serviço de pet móvel.

O que não pode acontecer é esse medo pela tosa ir aumentando e ele acabar ficando cada vez mais estressado!

 

Check Also

Lavador de lâminas em spray, novidade no mercado de banho e tosa!!!

Para ser um bom profissional de banho e tosa, além das técnicas, é necessário observar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *