Home / Cuidados / Meu cachorro solta muito pelo! E agora?!

Meu cachorro solta muito pelo! E agora?!

Seu cachorro solta muito pelo e você não sabe o que pode ser? Acompanhe o artigo!

Meu cachorro solta muito pelo, e agora?

Uma ou duas vezes por ano, dependendo do tipo da pelagem, o seu cão derrubar muitos pelos. Isso fica mais evidente em cães com pelagem dupla (exemplo: Spitz Alemão Anão).

Assim, a depender da raça, é preciso que você escove seu cachorro frequentemente para mantê-lo confortável – e a sua casa livre de pelos!

Mas caso essa perda seja muito intensa, pode ser que seu cão esteja com algum problema mais grave, como os que vamos mencionar abaixo.

cachorro solta muito pelo

Cachorro solta muito pelo? Sarna dermodécica

O primeiro problema que pode acarretar queda intensa de pelos é a sarna dermodécica é acarretada por ácaros demodex, que se agarram ao fólico piloso dos pelos dos cães. Em regra, esse tipo de ácaro é inofensivo, quando considerado individualmente.

Porém, alguma queda na imunidade do animal pode fazer com que eles se proliferem de tal maneira, que causam inflamações e manchas na pele. É possível que alguns cães apresentem esse problema durante a puberdade.

Em regra, a sarna dermodécica termina sozinha, sem tratamento. No entanto, é sempre bom consultar um veterinário.

Sarna Dermodécica

Cachorro solta muito pelo? Sarna sarcóptica

Ao contrário da sarna dermodécica, a sarna sarcóptica é altamente contagiosa e deve ser tratada.

Seu cão solta muito pelo por ter talvez pegado um ácaro de pele chamado Sarcoptes Scabei de outros cães. Mas atenção, você pode pegar também!

Os sintomas são frenesi e inquietação por parte do cão e aparecem 1 semana após a infecção.  É provável que o seu cão tenha perda de cabelo, pele vermelha, feridas e escamas.

Você precisa agir rápido e procurar ajuda médica. O cão deve ser isolado e ingerir medicamentos antiparasitários e anticoceira. Se tratada corretamente, em até 1 mês há a melhora do animal.

Sarna Sarcóptica

Cachorro solta muito pelo?Dermatite!

Dermatite Canina

Cães, como humanos, podem ter dermatite atópica e eczema devido à alergia. Algumas raças parecem mais suscetíveis a tais problemas de pele, mas cães de qualquer raça podem tê-los.

A perda de pelos pode ser causada por alergia à pulga ou a uma grande variedade de substâncias, desde antibióticos e aditivos alimentares até tecidos como lã ou nylon e desodorizadores domésticos. Até alergia à ração pode ser considerada!

Alguns cães também podem desenvolver dermatite acral por lambedura (DAL), em que o cão se lambe excessivamente em determinado ponto de seu corpo, criando uma ferida difícil de curar, cercada por pele engrossada. Muitas vezes, a causa-raiz desse comportamento é psicológica, como uma reação do cão ao estresse, ansiedade ou tédio, por exemplo.

Essas podem ser as causas pelas quais o pelo do seu cão anda caindo demais! Se você for profissional, fique atento aos procedimentos de higiene e segurança para você e aos demais animais que estiverem no seu estabelecimento.

Nunca deixe de levar seu animal a um veterinário. Usar os produtos corretos para manter a qualidade de vida e bem-estar dele também contribuirão para mais saúde e muitos anos de vida!

Acesse www.blogvet.com.br e conheça os melhores produtos do mercado para cuidar dos pets!

Check Also

Como usar a rasqueadeira de forma correta?

Quer saber como usar a rasqueadeira da forma correta? Acompanhe o artigo. Como usar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *