Home / Cuidados / O que fazer quando o dono do pet quer tosar uma raça que não se recomenda a tosa?

O que fazer quando o dono do pet quer tosar uma raça que não se recomenda a tosa?

Tosa-padrão, tosa bebê… enfim, há uma infinidade de tipos de tosa. No entanto, nem toda a raça precisa ser tosada. Cães com pelagem dupla como o Chow Chow e Westie White Highland Terrier, em regra, não têm tosa recomendada. Muitas pessoas acabam insistindo, porém, alegando que os animais estão passando calor, dentre outros motivos, mas o que o profissional pet deve fazer sobre isso? Acompanhe o artigo.

Quando o dono insiste para tosar, mas a tosa não é recomendada: o que fazer?

Bem, a primeira coisa que você deve fazer quando o dono insiste, é explicar o motivo de a tosa não ser recomendada por conta do tipo de pelagem. Caso ele insista novamente, você tem duas opções: ceder ao capricho dele, pois é o dono do animal, e ficar atento à consequência disso, ou simplesmente recusar-se a fazê-lo. Pode, ainda, oferecer outros serviços.

Além disso, não é preciso dizer que questões como o “animal passar calor” não são bem verdade, isso porque os cães não se refrescam por meio de suor como os seres humanos, mas sim pelo focinho e respiração. Claro, para animais bem peludos, cuja tosa é recomendada, o pelo mais curto pode agradar. No entanto, se você decidir por tosar um cão que não deveria ser tosado, algumas consequências podem acontecer, como a pelagem deixar de crescer, vir a ter muita queda, dentre outros.

Por isso, se o dono do animal insistir, você pode fazê-lo assinar um termo de responsabilidade, por exemplo, a fim de que não venha a ter problemas, caso a tosa enseje alguma consequência.

Gostaram do artigo? Que tal dar uma passadinha em nossa loja e conhecer a nossa linha de produtos? Têm novidades por lá! Não perca tempo e dê mais qualidade de vida ao seu bichinho com a ajuda da Bergvet! www.bergvet.com.br.

 

 

Check Also

O que é shampoo escurecedor de pelos?

Você já ouviu falar em shampoo escurecedor de pelos? Saiba mais. Shampoo escurecedor de pelos: …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *