Home / Novidades / Pet terapia é adotada cada vez mais em hospitais

Pet terapia é adotada cada vez mais em hospitais

Há muito tempo a informação de que os animais podem ser importantes em tratamentos para diversas doenças de pessoas que estão hospitalizadas em hospitais, clinicas entre outros tem se concretizado. Esse tipo de tratamento chamado de ‘pet terapia’ é também conhecido como Terapia Assistida por Animais (TAA).

Muitos hospitais estão adotando este tipo de tratamento. Isso porque diversos estudos tem mostrado que os benefícios das terapias de animais nestes espaços é positiva. Os pacientes se sentem mais autoconfiantes em relação ao seu tratamento, eles ficam mais alegres e dispostos. As pesquisas também têm apontado que não há aumento da taxa de infecção e, portanto, é algo muito seguro e que melhora a vida dos pacientes.

Resultados positivos

Entre os hospitais que adotam a pet terapia estão os pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Neste caso, o projeto Pet Terapia é realizado pelo Instituto do Câncer Infantil e pela Hercosul. A pet terapia vai funcionar como uma recreação terapêutica e deverá ser realizada uma vez ao mês. A primeira visita ocorreu em dezembro e a segunda foi realizada no dia 19 de janeiro de 2017.

Claro que para que tudo ocorra bem é necessário o envolvimento de uma equipe, e aqui estão os médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, além de clinicas veterinárias especializadas em comportamento canino. Outro fator importante para que a pet terapia funcione é que a pessoa/paciente precisa gostar da visita do animal. Ele não pode causar um desconforto ao paciente.

A participação de cães neste tratamento pode ser feita apenas com a companhia dos pets junto com os pacientes ou então os pets participando de atividades, por exemplo, incentivando o paciente a caminhar ou a fazer movimentos com os braços. Tudo vai depender do tipo de tratamento e dos pacientes.

Mesmo que os pacientes acabem criando um vínculo positivo com os cães, isso não é ruim. Os cães conseguem despertar um sentimento nos pacientes, isso porque não se sente julgados, pressionados. A pet terapia mostrou apenas que os cães mais uma vez cumprem um papel magnífico na vida de um homem: melhorar a sua vida positivamente.

Afinal, naquela rotina cansativa, pesada e triste, se deparar com a visita de um pet alegre, que não julga e ainda pode ajudar, de certa forma tem garantido resultados positivos a pacientes. Hoje existem espaços e instituições que trabalham exclusivamente com a pet terapia. Eles adestram os cachorros para que eles possam ficar em contato com os pacientes de forma tranquila. Os hospitais e clinicas podem contratar este serviço ou fazer uma parceria. Os pacientes claro, agradecem.

E você? O que acha da pet terapia?

Check Also

Novidades: benefícios dos bebedouros automáticos para cães e gatos

Se você está cansado de ficar arrumando os potes de água dos seus cachorros ou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *