Home / Banho e Tosa / Por que não se pode tosar os bigodes dos cães?

Por que não se pode tosar os bigodes dos cães?

Dúvida que pode ser recorrente entre os profissionais de banho e tosa e até mesmo donos de cães é a seguinte: é possível tosar bigodes dos cães? A resposta é não e vamos te explicar o motivo.

Para que servem os bigodes dos cães?

bigodes dos cães

Os cães têm bigodes perto do nariz, acima do lábio superior, queixo e testa. Se você cortá-los, não vai machucá-los.

No entanto, como quase tudo na vida animal tem uma função e muitas vezes ela pode ser importante, os bigodes dos cães também têm a sua serventia!

Os cães usam seus bigodes como uma espécie de “sexto sentido”. Ao cortar os bigodes desses animais, você pode estar limitando a capacidade deles em brincar ou até mesmo caçar ou fazer diversas atividades por um bom tempo.

Os bigodes dos cães são chamados de vibrissas. Suas raízes são três vezes mais profundas do que os pelos comuns. Ainda, esses bigodes são duas vezes mais grossos do que as madeixas humanas!

Os bigodes são uma das maneiras pelas quais os cães “sentem” o mundo ao seu redor. Eles podem sentir desde correntes de ar até para descobrir o tamanho e a forma dos objetos próximos. E isso antes que algum acidente aconteça, como bater em algum objeto ou móvel da casa, por exemplo. Eles também podem “adivinhar” quão estreito ou apertado é algum buraco ou passagem! As vibrissas também ajudam a proteger os olhos dos cachorros, como se funcionassem como cílios humanos.

Faça o teste: toque gentil e levemente no bigode de um cachorro e ele fechará os olhos!

Afinal, devo ou não cortar o bigode dos cães?

Então, você pode cortar sim o bigodes dos cães (eles vão crescer de volta), mas pode ser como colocar tampões nas orelhas ou nos olhos do animal.

Vamos finalizar o artigo com uma pergunta: sabendo de tudo isso, por que você cortaria o bigode de um cão? Não há outro motivo, a não ser estético, mas será que ele é forte o suficiente para retirar os benefícios do bigode?

Aliás, você como profissional tem o dever de comunicar esse fato para os donos dos cães, até porque eles precisam saber. Se mesmo assim quiserem cortar, isso já está além da sua competência!

Quer novidades para a tosa? Acesse www.bergvet.com.br e descubra os melhores instrumentos para a sua profissão!

Check Also

Como usar a rasqueadeira de forma correta?

Quer saber como usar a rasqueadeira da forma correta? Acompanhe o artigo. Como usar a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *