Home / Curiosidades / Por que os cães têm verrugas? Quais cuidados tomar?

Por que os cães têm verrugas? Quais cuidados tomar?

Por que os cães têm verrugas ? E quais cuidados devemos ter na hora da tosa? Acompanhe o artigo e saiba mais sobre as verrugas em cães.

Cães têm verrugas? Saiba o motivo!

cães têm verrugas

As verrugas, também chamadas de papilomas ou fibropapilomas, são espécies específicas, geralmente crescimentos externos benignos que são causados ​​por vários vírus da família Papillomaviridae.

Nos cães domésticos, verrugas comumente aparecem na pele (papilomas cutâneos) e na boca (papilomas da cavidade oral). Eles também se desenvolvem nas pálpebras, face, patas e nos órgãos genitais externos. Alguns cães desenvolvem verrugas enquanto outros não são provavelmente afetados pela força, fraqueza ou maturidade do seu sistema imunológico.

Certas raças parecem ter uma predisposição genética ao desenvolvimento de verrugas. Os cães que estão em terapia com corticosteroides a longo prazo, muitas vezes têm sistemas imunológicos enfraquecidos, o que faz com que eles se tornem imunocomprometidos e mais suscetíveis a contrair doenças contagiosas.

Filhotes jovens também são mais propensos a desenvolver verrugas do que os animais mais velhos por causa de seus sistemas imunológicos mais frágeis.

Verruga em cães é contagiosa?

Os vírus do papiloma que causam verrugas são altamente contagiosas entre cães. A infecção normalmente requer contato com o vírus por machucado ou arranhão na pele ou mucosa. Isso acontece quando um cão entra em contato direto com verrugas de cão infectado.

Estes vírus são relativamente estáveis ​​no ambiente e também podem ser transmitidos de forma indireta, como através do contato com ferramentas de higiene contaminadas, instrumentos veterinários ou outros itens que carregam os organismos virai.

Felizmente, os vírus de verrugas que afetam cães não são contagiosos para gatos ou para pessoas.

O período de incubação para vírus do papiloma canino geralmente é de 1 a 8 semanas após o contato com um cão infectado. As verrugas podem regredir espontaneamente vários meses depois, mas às vezes elas persistirão por anos.

Como prevenir as verrugas nos cães?

Não existe uma maneira infalível de evitar que os cães desenvolvam verrugas.

Os cães com verrugas na pele ou na boca devem ficar afastados dos outros cães, especialmente filhotes. Isso porque os vírus que causam verrugas são bastante contagiosos.

Cães têm verrugas? Observações importantes

Uma série de condições de pele podem ser confundidas com verrugas. E algumas são muito sérias. Todas as verrugas ou problemasde pele em em cães devem ser verificados por um veterinário.

Se o médico recomendar a remoção da verruga, geralmente isso pode ser feito por uma pequena cirurgia simples.

Cães têm verrugas? Veja os cuidados durante a tosa!

Já repetimos aqui diversas vezes que é bom fazer um check-up no cão antes do banho e tosa. Isso porque você previne alguma situação ao dono do cão, como se precave de determinadas condições que podem afetar o trabalho, como infecções na pele, verrugas e outros problemas.

Se você não fizer essa verificação com cuidado, pode criar ou aumentar lesões já existentes, no caso de um cão que já apresente algum quadro, por exemplo. No caso das verrugas, se elas não forem identificadas, podem ser lesionadas durante o grooming, causando dor e sangramentos. Além disso, como vimos, essas verrugas são altamente contagiosas para outros cães.

Por isso, é muito importante que você use luvas e materiais descartáveis ou que possam ser esterilizados e desinfectados antes que você entre em contato com outros cães. Finalmente, de qualquer modo, é indispensável que o kit de primeiros socorros fique próximo de você, caso algum problema aconteça. A constante comunicação com o dono também não colocará o seu trabalho em dúvida!

 

Check Also

Como limpar os olhos dos cães? Veja essas dicas!

Saiba como limpar os olhos dos cães corretamente! Como limpar os olhos dos cães? Se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *