Home / Cuidados / Quando escolher o momento de tosa no meu cachorro e os principais cuidados

Quando escolher o momento de tosa no meu cachorro e os principais cuidados

Uma das dúvidas de muitos tutores de cachorros é sobre o momento ideal de levar o animal para a tosa. Aconselha-se que o cachorro seja levado para a tosa desde filhote, após os três meses, dependendo da raça. Assim, ele já vai se familiarizando.

Não tem uma hora adequada para levar o pet para a tosa. Claro quando a pelagem começa a crescer, é recomendada a tosa, principalmente se o cachorro conviver com seus donos em ambientes pequenos, isso vai contribuir para que o ambiente fique também mais limpo, além do cachorro se sentir melhor. Lembrando também que para começar a frequentar o Pet Shop é importante que o seu cachorro que ainda é filhote, tenha terminado as vacinas do protocolo de filhote. 

bath-time-1111748_960_720

Principais cuidados

Entre os cuidados em relação a tosa, é não tentar tosa em casa se você não tem conhecimento em relação a prática da tosa. Você pode acabar machucando o animal. Por isso, recomenda-se que leve para o tosador, pois ele tem todos os conhecimentos técnicos e práticos.

Levar para profissionais de confiança, vai deixar tanto o dono tranquilo quando o seu cachorro. Para muitos cachorros os momentos de banho e tosa costumam ser de estresse, e dependendo, alguns profissionais podem contribuir para que esse momento seja mais relax e não tão estressante assim.

A utilização de ferramentas e produtos adequados é fundamental para garantir o bem estar do cachorro. Sendo assim, não se deve usar para banho, o sabão em pó, ou ainda, sabão de anil, sabão de coco e também sabão em pedra, além de outros produtos que podem oferecer riscos para a saúde do cachorro. Está disponível no mercado uma série de opções de produtos testados e aprovados e que são indicados para os cachorros.

Muito cuidado com a região das mucosas na hora do banho. Os olhos, Vulva/ Pênis/Ânus e  boca. É importante que todo o processo seja feito com total higiene. Por isso, toda a lâmina deve ser esterelizada, de um animal para outro, para que não ocorra contaminação.

Outro cuidado é tentar cortar a unha do pet em casa. Você pode acabar machucando o cachorro. Lembrando que tanto o cão quanto o gato têm uma veia dentro de cada unha e se você machucar ele, ele irá se sentir muito desconfortável.

 

Check Also

Lavador de lâminas em spray, novidade no mercado de banho e tosa!!!

Para ser um bom profissional de banho e tosa, além das técnicas, é necessário observar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *