Home / Curiosidades / Retirar Excesso de Oleosidade do Pelo Sem Ressecar

Retirar Excesso de Oleosidade do Pelo Sem Ressecar

Quer saber mais sobre como retirar excesso de oleosidade do pelo dos cães? Acompanhe o artigo!

O excesso de oleosidade no pelo dos cachorros é um problema. Além do ponto de vista estético, facilita o acúmulo de sujeira, o que pode favorecer o aparecimento de problemas dermatológicos.

O banho é uma das formas mais eficientes de retirar o excesso de oleosidade do pelo do cão. No entanto, o procedimento deve ser realizado da forma correta e com produtos apropriados.

Por outro lado, sabemos que a oleosidade atua como uma barreira protetora natural da pele dos cachorros. Logo, removê-la em excesso causa ressecamento do pelo. Ademais, abre caminho para a entrada de agentes causadores de doenças.

Então surge a dúvida: como retirar o excesso de oleosidade do pelo do cão sem ressecar? Veremos abaixo.

Como dar banho no cachorro para retirar excesso de oleosidade do pelo sem ressecar?

retirar excesso de oleosidade do pelo

O primeiro aspecto a ser observado na hora de remover o excesso de oleosidade do pelo do cachorro sem ressecar é a temperatura da água no banho. A água precisa estar morna, mas não pode ser quente, pois isso retira em excesso a oleosidade natural da pele e pelos do cão.

O uso do shampoo pré-lavagem também precisa ser avaliado na hora de dar banho para remover o excesso de oleosidade dos pelos. Isso pode causar ressecamento.

O produto pré-lavagem proporciona economia do shampoo específico e facilita o banho. Contudo, precisa ser utilizado em cachorros com um grande excesso de oleosidade e sujeira, para reduzir o risco de ressecamento.

Desembaraçar o pelo e escovar o animal antes do banho também contribui para uma limpeza sem ressecamento. Isso porque a escovação distribui a oleosidade natural de maneira uniforme sobre a pelagem.

Produtos para retirar excesso de oleosidade do pelo sem ressecar

No mercado de higiene canina encontramos produtos desembaraçantes que devem ser usados antes do banho. Estes produtos formam uma película protetora sobre a pelagem do cachorro, além de facilitar o desembaraço e evitar a formação de novos nós.

Esse tipo de produto é especialmente indicado para cães de pelos longos e finos, que embaraçam com facilidade e apresentam maior sensibilidade ao ressecamento.

Não podemos deixar de mencionar a importância de um bom shampoo, apropriado para o tipo de pelagem do animal. Shampoos de qualidade apresentam fórmulas suaves que conseguem remover o excesso de oleosidade sem ressecar a pelagem do cão.

Outras observações importantes

Porém, nem sempre se deve seguir a orientação do rótulo de repetir a aplicação do shampoo, especialmente se o animal já fez uso do shampoo pré lavagem. Neste caso, apenas uma aplicação é suficiente para uma limpeza eficaz sem ressecamento. E por último, não deixe o animal com o shampoo por mais tempo que o recomendado, pois isso certamente levará ao ressecamento dos fios.

Retirar excesso de oleosidade do pelo dos animais, através do banho, é importante para manter a saúde e aparência em dia.

Entretanto, é preciso tomar os devidos cuidados para que não ocorra um ressecamento dos pelos e da pele do animal. Neste artigo você viu os cuidados e produtos que garantem um banho refrescante sem ressecar a pelagem dos cães.

Precisando de produtos para cuidados dos cães? Acesse www.bergvet.com.br e confira a nossa linha completa para banho!

Leia também: a importância do banho para a tosa.

Check Also

Quais raças de cães não podem ser tosadas?

Veja abaixo quais raças de cães não podem ser tosadas. Existem raças de cães que …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *