Home / Banho e Tosa / Shampoo Pré-Lavagem: Usar ou Não

Shampoo Pré-Lavagem: Usar ou Não

Saiba tudo sobre o shampoo pré-lavagem!

Diversas marcas de produtos para higiene canina oferecem a opção shampoo pré-lavagem. Mesmo quem tem um pet shop pode ficar em dúvida sobre a necessidade de uso desse item no banho dos cachorros. Afinal, se já existe o shampoo com a função de remover a sujeira e o excesso de oleosidade, para que usar mais um produto?

Para decidir se vale a pena ou não usar o shampoo pré-lavagem, você precisa conhecer sua finalidade. Logo, vamos explicar a correta utilização do pré-shampoo na hora de dar banho em cães.

shampoo pré-lavagem

Shampoo pré-lavagem: para que serve

A principal função do shampoo pré-lavagem é retirar a sujeira mais “grossa” dos pelos dos cachorros. O produto age abrindo as escamas dos pelos, promovendo uma limpeza mais profunda.

Após passar pela etapa do shampoo pré-lavagem, fica mais fácil dar banho no cachorro com o shampoo indicado para o caso:

  • antiparasitário,
  • hidratante,
  • para um tipo específico de cor, pelo etc

Há, inclusive, uma economia de produto. O shampoo pré-lavagem facilita bastante na hora de dar banho em cachorros que apresentam um acúmulo grande de sujeira e oleosidade nos pelos. Quando isto ocorre, até a penetração da água no pelo é difícil. Isso porque a sujeira e a oleosidade acumuladas formam uma espécie de “capa impermeável”.

Tipos de pré-shampoo

No mercado é possível encontrar versões de shampoo pré-lavagem para cães que também agem como neutralizadores de odores. Em todos os casos é importante ler o rótulo do produto com atenção e tomar as medidas protetivas antes e durante o banho.

  • Proteja ouvidos e olhos,
  • Verifique a temperatura adequada da água, e
  • Tenha um local apropriado para dar o banho.

Afinal, vale a pena usar shampoo pré-lavagem?

Não existe uma única resposta para a pergunta: “vale a pena usar shampoo pré-lavagem no banho dos cães?”. Quando os animais apresentam pelagem com grande concentração de sujeira e oleosidade, sim, é aconselhável usar o shampoo pré-lavagem, pelas vantagens enumeradas no tópico anterior.

Nos casos em que o banho é apenas de “manutenção”. Ou seja, quando o animal não apresenta grande concentração de sujeira e oleosidade nos pelos, o uso do pré-shampoo é opcional. A razão disso é que o shampoo específico fará a higienização de forma satisfatória.

Inclusive, para cães que apresentam pelagem com tendência ao ressecamento, o uso do pré-shampoo pode piorar o problema. Nesse caso, o pré-shampoo só deve ser usado quando for realmente necessário e seguido de um produto que contribua para o restabelecimento da oleosidade natural dos pelos.

Agora que você já sabe para que serve o shampoo pré-lavagem, fica mais fácil decidir se vale a pena usá-lo na hora de dar banho em cada cachorro. É um produto que facilita o banho e contribui para a economia do shampoo específico. Com essas informações e seu bom senso, você saberá quando usar ou não.

 

 

Check Also

Quantas vezes por mês devo dar banho nos cães?

E aí, quantas vezes por mês devo dar banho nos cães? Descubra lendo o nosso …

2 comentários

  1. Muito bom! Explicação clara e objetiva. Me ajudou muito! Até porque eu trabalho em pet, e vou levar esse aprendizado para sempre! Obrigada! ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *