Home / Cuidados / Principais sintomas de dor de ouvido em cães

Principais sintomas de dor de ouvido em cães

Veja quais são os principais sintomas de dor de ouvido em cães e o que fazer ao se deparar com esse problema.

O que causa dor de ouvido nos cães?

dor de ouvido em cães

A maioria das infecções de ouvido é causadas por bactérias e leveduras, embora os ácaros que ficam na orelha sejam uma causa comum em cachorros.

Principais sintomas de dor de ouvido em cães

Não é raro que profissionais de banho e tosa se deparem com cães com sintomas de dor de ouvido. Por isso, antes de realizar o trabalho é sempre prudente fazer um “check up” geral nos animais e avisar o dono sobre quaisquer questões, a fim de evitar problemas e colocar a confiança no seu trabalho em risco.

Infelizmente infecções de ouvido em cães são comuns e a maioria dos cães sofre desta condição em algum momento de sua vida. Os principais sintomas de dor de ouvido em cães são:

  • esfregar unhas ou patas nas orelhas
  • agitação da cabeça
  • odor forte e anormal vindo das orelhas
  • vermelhidão ou inchaço

Como evitar dor de ouvido em cães?

A prevenção depende do tipo de infecção do ouvido. Em alguns casos, o canal auditivo fica úmido durante o banho, limpezas ou até natação por parte dos cães. Essa umidade promove o crescimento de micro-organismos no canal auditivo.

Mas alguns cães sofrem de alergias, quer ambientais, como polens (gramíneas, árvores e ervas daninhas), ácaros ou alimentos (carne bovina, frango, peixe, soja etc.) estão predispostos a ter infecções no ouvido. Isso acontece devido à inflamação microscópica que as alergias causam na pele, permitindo o crescimento excessivo de organismos bacterianos que normalmente habitam a pele.

A limpeza de rotina para cães pode ser necessária para reduzir a frequência de infecções repetidas. Limpar os ouvidos do cachorro depois de do banho e tosa pode prevenir qualquer infecção potencial.

Durante o banho, é recomendável que a orelha dos cães sejam protegidas. Isso pode ser facilmente resolvido com o uso cuidadoso de bolas de algodão hidrófobo ou produtos específicos.  O algodão atua como uma “tampa”, pois não permite que a água vá para o canal auditivo. Se passar alguma coisa, ele absorve o excesso de água.

Jamais use cotonetes para seres humanos, evitando empurrar a sujeira para dentro do canal auditivo ou causar acidentalmente o rompimento do tímpano. Também não use álcool ou outros produtos que possam irritar ainda mais o ouvido, especialmente se ele estiver inflamado.

Visite a nossa loja virtual e conheça soluções incríveis para facilitar os cuidados nos cães! www.bergvet.com.br

 

Check Also

Posso dar banho no cachorro com água gelada?

Uma dúvida muito comum é: posso dar banho no cachorro com água gelada? Descubra acompanhando …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *