Home / Tipos de Tosa / Tosa no West (West Highland White Terrier)

Tosa no West (West Highland White Terrier)

Uma raça muito carinhosa pelas pessoas é o West. Ela é peludinha e bem fofinha e cheio de energia. Embora seja uma raça considerada tranquila, precisa de cuidados como qualquer outra raça. E é sobre a sua pelagem que nós iremos falar hoje.

Recomendações de escovação

Uma das recomendações é que se escove os pelos frequentemente. Por isso, não deixe de pentear seu Westie para evitar o acúmulo de pelos. Característica do pelo: O pelo é duro de comprimento em torno de 5 cm e não possui cacho. Já o subpêlo é curto, macio e fechado.

Tosa hand-stripping

Há um tipo de tosa que é feito noS Westies e na maioria dos cães de pelo duro. Abaixo vamos falar dos outros tipos, mas no caso do Westie se realiza o hand-stripping, a tosa oficial da raça, que arranca o pelo pela raiz. Na prática há muitas controvérsias a respeito desse tipo de tosa. A tosa é feita quando o pelo alcança certo tamanho e já está “morto”, ou seja, retira o pelo que cairá de qualquer forma.  O processo é indolor para o cão, porque é arrancado somente o pelo que já está prestes a cair (mais isso depende da técnica tá gente!).

Para a técnica de hand-stripping, ela não é muito difícil e pode ser aprendida por qualquer pessoa dedicada. Claro que o aprimoramento ocorre com o tempo e a cada sessão você melhora sua técnica. E também existem benefícios ao se realizar este tipo de procedimento. Um deles é que os  pelos crescem na posição esperada e também a diminuição de acnes caso o cão seja propenso, pois desobstrui o folículo piloso.

Tosa com Máquina

A Tosa com máquina de tosa é a mais popular para os Westies porque a máquina deixa o pelo macio e mais suave, bem parecido inclusive com o stripping, mas para isso o tosador deve utilizar as Lâminas corretas, que são: a #9, #5/8 16mm a com 19mm. Pode-se também usar os pentes adaptadores de aço da Wahl.

A Maioria do tosadores usa a lâmina 10 que não é a mais indicada.

A vantagem da tosa pela máquina:

  1. É mais rápida. Exigem menor tempo do cão na mesa.
  2. Não exige treino e não causa incômodo no cão.
  3. Pode ser executada por qualquer tosador treinado.
  4. É mais econômica.
  5. Apesar de não ser o padrão da raça, torna o pelo mais sedoso ao toque das mãos.

Check Also

Tosa militar e coque samurai: você conhece?

Estão sempre surgindo novos penteados e tosas que fazem a cabeça dos tosadores e também …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *