Home / Banho e Tosa / Tosar ou não tosar? Quais raças não podem ser tosadas

Tosar ou não tosar? Quais raças não podem ser tosadas

A tosa é muito comum na grande maioria dos cachorros e vai muito além de apenas um processo estético. Ela envolve cuidados de higiene e limpeza de um cachorro ou gato. Muitas raças necessitam de tosas que sejam realizadas com frequência, o Poodle é um exemplo. Mas existem raças onde a tosa não é recomendada e nós iremos falar sobre isso no texto.

Quando é indicada?

A tosa é indicada para raças de pelagem longa. Já para aqueles que têm pelagem curta não é necessário tosa, apenas banho. Sendo assim, em alguns não pode ser usado a máquina de tosa, mas então utiliza-se a tesoura para fazer pequenos reparos. O banho, lógico é fundamental para os pets. Alguns pets até possuem alergia a lâmina, neste caso se utiliza a tesouras que vai realizar os pequenos reparos necessários.

Caces com pelagem dupla e dura, como Westie e Chow Chow não se recomenda a tosa. Quem olha acredita que essa aparência felpuda do pet, faz com que eles passem muito calor. Bem pelo contrário, o pelo acaba sendo uma proteção neste caso. Os especialistas falam que a pelagem dupla cria uma espécie de camada de ar que preserva o animal tanto do calor quanto do frio.

Os cães que apresentam pela dupla, precisam de cuidados. Por exemplo, a escovação e semanal com escova de pinos que não agride os pelos. Os banhos não são recomendados com frequência.  Também não se recomenda na época de troca de pelos. O uso da rasqueadeira é recomendado.

No Westie é recomendada a técnica de hand-stripping, ela não é muito difícil e pode aprendida por qualquer pessoa dedicada. Claro que o aprimoramento ocorre com o tempo e a cada sessão você melhora sua técnica. E também existem benefícios ao se realizar este tipo de procedimento. Um deles é que os pelos crescem na posição esperada e diminuição de acnes.

Levando em consideração estas especificações, você sempre deve levar o seu animal de estimação a um profissional que conhece bem as técnicas de banho e tosa, como também que tenha conhecimento sobre as pelagens de cada cachorro.

 

 

 

Check Also

Quantas vezes por mês devo dar banho nos cães?

E aí, quantas vezes por mês devo dar banho nos cães? Descubra lendo o nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *