Home / Banho e Tosa / Como tosar yorkshire? Veja cuidados e passo a passo.

Como tosar yorkshire? Veja cuidados e passo a passo.

Quer saber como tosar yorkshire da forma clássica e correta? Leia o artigo!

Passo a passo sobre como tosar yorkshire

A higiene adequada para manter seu Yorkie bonito e saudável incluirá:

  • Banhos regulares
  • Escovando e penteando
  • Cuidados com as unhas
  • Aparando

Tudo começa com técnica adequada de banho. Se você der muitos banhos no yorkshire, acontecerá o seguinte:

1) Mesmo se você estiver usando os melhores shampoos e outros produtos, banhos demais retiram o óleo natural da pelagem, que pode ficar ressecada.
2) O ato de esfregar com demasiada frequência será abrasivo para o pelo e a pele. Os pelos podem perder a força e a pelagem pode diminuir.

 

Com que frequência você deve dar um banho ao Yorkshire Terrier? Tendo em mente que o tempo perfeito para a maioria dos Yorkies é uma vez a cada 3 semanas, a menos que existam circunstâncias atenuantes (como um yorshire que viva em apartamento, por exemplo).

Dicas de preparação para tosar yorkshire

1) Escolha seus produtos de higiene com cuidado. Nunca use shampoo humano, não importa o quão bom ele funcione para você. Ele irá secar a pele desta raça de cães, pois não está formulado com o equilíbrio de pH correto. Invista em um shampoo de qualidade, condicionador e spray para pelos ao tosar yorkshire.

2) Escove e penteie os pelos diretamente antes e depois do banho.

3) Certifique-se de enxaguar todo o shampoo e condicionador. Qualquer resíduo de shampoo restante vai se aglomerar em pequenas partículas semelhantes à textura de argila úmida. Esses pequenos pedaços obstruem os poros da pele, impedem que os óleos corporais sejam adequadamente distribuídos. Isso  causa irritação da pele.

4) Use uma escova de qualidade que estimule a pele e que tenha a textura certa para uma raça de cão com pelos lisos.

5) O Yorkies machos, especialmente, devem receber tosa higiênica para limpar a urina que geralmente se acumula no pelo quando urinam.

6) Verifique quaisquer fezes que possam ter se agarrado aos pelos perto do ânus. Para as fêmeas, as bactérias das fezes podem ir ao orifício uretral e causar uma infecção do trato urinário.

Escovando e penteando o yorkshire

As técnicas adequadas de escovação manterão o pelo saudável, livre de emaranhados e vão permitir que ele cresça. Se você é dono, é altamente recomendável escovar e pentear seu Yorkie 1 vez por dia se o cachorro tiver pelos compridos e a cada 2 dias, se o cão tiver uma tosa mais curta.  Sabia que ao pentear e escovar seu yorkie com os pelos secos você poderá causar queda e quebra dos fios? Por isso sempre use um spray de condicionamento antes de escovar.

  • Os nós e emaranhados devem ser retirados com os dedos.
  • Ao realizar a tosa padrão da raça,  algumas áreas que precisarão de atenção especial. Se você olhar para a parte inferior da pata, não deve haver pelos que cresçam no meio da pata.
  • 1/3 superior dos pelos da orelha devem ser aparados. Isso ajuda a manter as orelhas eretas.
  • A área ao redor do reto do cão deve ser aparada para fins de higiene.

Lembre-se de que se você comete um erro de preparação, o cabelo crescerá de volta e isso é bastante rápido para a maioria dos cachorros!  Nunca raspe o pelo tão baixo ao ponto de que a pele fique à mostra. Isso pode causar a irritação da pele.

Se você raspar muito curto, avise o proprietário, ou se você for o dono, aplique protetor solar nestas áreas no verão caso seu Yorkie tome banhos de sol por mais de 20 minutos.

Unhas

O corte das unhas deve ser feito a cada 2 ou 3 meses. Muitas vezes, se você não cortar as unhas com bastante frequência, o som da pisada do seu yorkie vai ecoar pelos pisos mais rígidos.  E se você continuar ignorando essa necessidade de grooming, eles podem se encravar, o que causará um pouco de desconforto para o seu cão.

É importante usar ferramentas de corte de unhas de qualidade e específicas para cães. O corte deve ser rápido e fácil, já que a maioria dos cachorros não fica muito imóvel enquanto se faz isso.

Tome cuidado cuidado. Há uma pequena veia no centro da unha, que se cortada pode sangrar um pouco. Se isso acontecer, leia o artigo dos Primeiros Socorros na Tosa. 

À medida que você cortar a unha, verá uma coloração cinza ou rosada. Aí é a hora de parar de cortar. Outra dica é que fica mais fácil cortar as unhas do seu yorkie após o banho, pois estarão mais moles (úmidas).

Top Knot e enfeites no yorkshire

Cães com pelos mais longos na parte superior da cabeça deverão ter top knot (ou “chiquinhas” para alguns) ou enfeites segurando os pelos para que possam enxergar melhor.

Além disso, verifique se os pelos não entraram nos ouvidos. Isso pode causar infecções.

Precisando de produtos para banho e tosa do yorskhire? Acesse a nossa loja virtual e veja as novidades! www.bergvet.com.br 

 

Check Also

Quantas vezes por mês devo dar banho nos cães?

E aí, quantas vezes por mês devo dar banho nos cães? Descubra lendo o nosso …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *