Home / Cuidados / Água no ouvido: cuidados

Água no ouvido: cuidados

Algo que preocupa muitos donos de pets é a água nos ouvidos de seus bichinhos. Tanto os gatos como os cães têm os ouvidos sensíveis. Devido à forma do canal auditivo do cão complica mais a água escorrer pra fora. Quando há um acúmulo de água no ouvido podem surgir alguns problemas como inflamações e infecções. Por isso, todo o cuidado é pouco.

A saúde auricular dos cães precisa de muita atenção. Ainda mais quando se faz uma tosa higiênica. Contudo a higiene auricular é necessária para evitar uma série de problemas como sarnas e otites. Saiba quais são os cuidados em relação à água no ouvido dos cães e gatos.

Cuidados básicos

Na pet shop já são realizadas a higiene básica dos pets. Lá os responsáveis já realizam o processo de limpeza dos ouvidos dos cães e gatos. Eles possuem os equipamentos necessários e também conhecimento técnicos. E se você pensa que basta usar uma cotonete para limpar os ouvidos de seu bichinho está enganado.

Até pode ser usado, mas não pode ser introduzido de forma profunda, pois poderá machucar o ouvido de seu pet. E isso poderá comprometer até o som que ele ouvir. Desta forma muito cuidado. O mais indicado é usar bolas de algodão secas e inserir no seu ouvido enquanto ele ganha o banho. As chances de o algodão absorver a água e assim não comprometer a saúde auricular dos cães e gatos são maiores.

Para fazer a limpeza você pode usar algodão seco e uma solução especial para fazer a limpeza dos cães e gatos. Você poderá adquirir um pó otológico/Pó de ouvido (Fórmula Importada) que permite a retirada da umidade da parte interna das orelhas e conduto auditivo dos animais. Sua formulação permite uma melhora na aderência reduzindo o deslizamento durante a remoção de pelos nas orelhas. Ele também atenua odores desagradáveis.  Na loja online você poderá adquirir este produto. Clique aqui.

dcf63513a1fc7d7fbe11685352cba6691
Produto disponível na loja online

Água no ouvido: o que pode comprometer?

É preferível observar sempre se o cão ou gato está com muita cera nos ouvidos. Observe se há também sujeira e feridas. Em caso de feridas é necessário procurar um médico veterinário. É também importante observar alguns sinais de seu cão ou gato quando a saúde auricular pode estar comprometida. Quando ele balança muito os ouvidos, e você ainda sente um odor muito forte nas orelhas é hora de procurar ajuda.

Quando chegar a ocorrer uma inflamação profunda e você perceber que o cão não se sente confortável, procure urgente um veterinário. Ele fará uma avaliação veterinária completa e talvez vá fazer a limpeza ou ainda recomendar o uso de antibióticos  para tratar o problema.

Sempre que notar algo estranho logo procure um veterinário e não deixe o problema aumentar. E se for dar banho em seu pet em casa utilize sempre bolas de algodão. Os cuidados são essenciais para evitar problemas como até  a surdez de seu bichinho de estimação!

 

Check Also

Fungos nas dobras dos buldogues ingleses

O surgimento de fungos nas dobras dos buldogues ingleses, é a maior preocupação dos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *