Home / Cuidados / Alergias de pele no verão: como prevenir?

Alergias de pele no verão: como prevenir?

Quando o verão se aproxima muitos donos de cães não ficam felizes com a chegada dessa estação justamente por ela representar uma estação em que as alergias de pele em algumas raças tendem a aumentar com mais frequência.

É preciso ficar atento às alergias nos cães neste período. Em função de lugares que são mais úmidos no país, podem aumentar os casos de piodermite em cães, por exemplo. Neste sentido, alguns cuidados devem ser tomados para que o cão não sofra ainda mais.

Alergias aumentam no verão

No verão se realiza a tosa com mais frequência e ela ainda ajuda na prevenção de doenças na pele, porém também pede atenção. É preciso cuidar com os cães que são tosados para não ficarem expostos ao sol, pois podem desenvolver alguma alergia.

Essa época do ano as famílias viajam e levem o pet junto. Mas os cuidados com o pet devem ser redobrados. No mar, a areia pode aumentar também a alergia em algumas raças. Pergunte ao veterinário a indicação de um protetor solar para seu cão.

Doenças de pele

Além dos cuidados relacionados ao verão, atenção também para a proliferação de pulgas e carrapatos que também aumentam nesse período. Ainda mais se você tem o hábito de passear com seu pet em parques públicos, à proliferação pode ser mais fácil.

O cuidado também vale para micoses. Alguns cães em contato com a grama, terra ou objetos contaminados, como toalhas e tapetes podem desenvolver micose.

12142132_1672965909583948_1276880946_n

Prevenção de alergias nos cães

Por mais que você tenha todos os cuidados em relação ao seu pet nada vai garantir que ele não terá uma alergia. Pode até ser alimentar, mas enquanto você tomar os cuidados mínimos além de prevenir, vai também amenizar que essas alergias cheguem ao seu cão.

  • Deixe seu cão tosado no verão. Essa é uma forma de ver mais nitidamente se o cão está com alguma alergia. Cães com pelagem dupla ai converse com seu veterinário;
  • Não se esqueça de manter a higiene do pet em dia. Utilize antiparasitário regularmente;
  • Não de banhos quentes no pet no verão ou escove com força o seu pelo. Isso poderá agredir a pele e ocasionar o desenvolvimento de algum problema na pele;
  • Se recomenda a utilização de produtos hidratantes e que os banhos sejam dados com maior frequência no verão;
  • Água deve estar sempre a disposição do pet. Ela vai ajudar na hidratação!
  • Muito cuidado com a exposição ao sol. Utilize protetor solar;

alergia-cachorro

Diagnóstico

Se você notar que seu cão se coça com mais frequência ou que a pele está avermelhada, machucada é melhor procurar e consultar um médico veterinário.

Ele irá fazer o diagnóstico para saber o que seu cão tem, se é alguma alergia ou não. Você não precisa se preocupar, porque é bem comum, mas com as dicas que passamos anteriormente é possível evitar.

Boa sorte e atenção a qualquer sinal estranho de seu cão!

Check Also

Fungos nas dobras dos buldogues ingleses

O surgimento de fungos nas dobras dos buldogues ingleses, é a maior preocupação dos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *