Home / Cuidados / Alergias nos cães e como prevenir

Alergias nos cães e como prevenir

A alergia nos cães é mais comum do que imaginamos e pode ser causada por diversos fatores. É preciso prestar atenção em alguns fatores externos para então conseguir identificar qual é a origem da alergia.

A alergia se apresenta em forma de feridas, descamação e irritação.  A consequência pode ser perda de pelo, coceira a pele irritada e até uma sensação ruim do cachorro por estar com alergias. E as causas podem ser diversas. Por isso, é importante levar ao médico veterinário para que ele possa examinar o seu animal de estimação.

Do que pode ser?

A alergia pode ser proveniente de diversas causas desde pulgas até a própria ração que ele consome.  Ela também pode ser hereditária e a raças que desenvolvem alergias com mais facilidade. Entre raças propensas a desenvolver alergias estão: “Lhasa Apso, Pug, Shih tzu, Poodle, Yorkshire, Bull Terrier, Bulldog Inglês e Francês, Dálmata, Golden Retriever”.

Um dos locais que acaba sendo afetado é a cauda. Por isso, convém observar se o seu cão está se coçando nesta região com mais frequência e dar uma olhada. Algumas alergias não são bem identificáveis e por isso é preciso bastante atenção e olhar com cuidado. Além, claro de observar o comportamento do seu cão.

cachorro-coçando-muito

Tratamentos

Se o seu cão estiver com alguma alergia existem diversos tratamentos. E nem sempre são medicamentos, podendo até ser shampoos no caso de alergia a pulga. E outro cuidado e também serve como forma de prevenir é cuidar com a ração que você dá para o seu animal de estimação. Sempre se recomenda uma ração balanceada e você pode perguntar ao seu veterinário qual ele aconselha.

Até em alguns casos, os cães tem ração a muitos tipos de ração, então se recomenda a comida. Mas esqueça que você vai dar a ele a sua comida. A comida será preparada de forma diferente pra ele e seu veterinário pode até passar um cardápio. Lembrando que o sal faz muito mal para o cachorro, por isso, não dê restos da sua comida pra ele.

Cuidados

As infecções podem ser muito irritantes, piorando os sinais clínicos da alergia. Por isso, a identificação e controle das causas são fundamentais. Levar ao médico veterinário para que ele possa examinar. Importante também manter a higiene de seu animal de estimação em dia, e ai conta levar ao pet shop com frequência para banho e tosa, tomar todas as vacinas, comer ração de qualidade e cuidar também com a higiene da casa que ele habita.

Referência

Geração Pet

Check Also

Fungos nas dobras dos buldogues ingleses

O surgimento de fungos nas dobras dos buldogues ingleses, é a maior preocupação dos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *