Home / Banho e Tosa / Banho e tosa em São Bernardo: problema ou solução?

Banho e tosa em São Bernardo: problema ou solução?

O banho e tosa em São Bernardo é um tema que traz muitas dúvidas para os donos de cães dessa raça amigável e protetora.

Isso se deve, em especial, ao fato desses pets apresentarem uma pelagem que não é tão simples de ser cuidada.

Mas afinal, esses procedimentos estéticos trazem algum benefício para esse tipo de cão? Se você também quer descobrir a resposta para essa pergunta, não deixe de acompanhar o nosso artigo agora:

Quando o banho e tosa em São Bernardo são um problema?

O banho e tosa em São Bernardo podem se tornar um problema quando você leva seu animal à um profissional que não seja qualificado para lidar com as especificidades de tal raça.

Isso porque a pelagem dupla desse cão é caracterizada por um pelo externo e um subpelo. Assim, quando cortado de forma incorreta, o subpelo pode demorar muito para crescer – cerca de 2 anos – o que causa a alopecia pós tosa.

Além de deixar a pelagem irregular e feia, esse é um problema que influencia negativamente a saúde do animal, visto que o subpelo é responsável por fazer a proteção térmica dessa raça.

Sem ele, seu bichinho de estimação não conseguirá suportar temperaturas frias ou quentes. Além disso, o tratamento para reverter esse quadro é complicado e demorado.

Quando o banho e tosa em São Bernardo são um problema

Quando esse procedimento é uma solução?

O banho é sempre importante para manter a higiene dos pelos e deixá-los brilhantes e sedosos.
No entanto, a frequência de banho deve ser no máximo 1 vez por semana.

Porém, no caso das tosas, o melhor a se fazer é aparar apenas as extremidades dos pelos, preservando o subpelo. Também é preciso fazer a tosa higiênica (nas regiões genitais, abdominal e nos coxins das patas) para manter a saúde do animal.

É muito importante levar seu pet em um profissional que saiba lidar com a pelagem dupla. Para garantir isso, sempre converse antes de marcar o procedimento.

Banho e tosa em São Bernardo são obrigatórios?

Afinal, banho e tosa em São Bernardo são obrigatórios? No geral, a tosa é um procedimento estético e não haverá problemas se ela não for feita.

Entretanto, é preciso lembrar de que a tosa higiênica traz muitos benefícios aos cães.

Além disso, a diminuição dos pelos favorece a visualização de feridas, pulgas e carrapatos por parte do tutor.

Assim, tosa também reduz a formação de nós, quedas de pelo e ainda previne algumas doenças. Mas isso só acontecerá se ela for bem-feita.

Portanto, é preciso entender a importância que os procedimentos de banho e tosa têm para a saúde do seu cão e buscar realizá-los com muito cuidado, sem que haja a danificação dos subpêlos.

O mais indicado é procurar orientação veterinária totalmente personalizada para o seu São Bernardo. Essa é a melhor maneira de você cuidar bem do seu bichinho de estimação.

Check Also

melhor shampoo para spitz

Qual o melhor shampoo para Spitz ?

Aplicar o melhor shampoo para Spitz é o segredo para manter a juba do Spitz …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *