Home / Banho e Tosa / Banho e tosa: vale a pena trabalhar como tosador de animais?

Banho e tosa: vale a pena trabalhar como tosador de animais?

O mercado pet é um dos que mais cresce no Brasil. Este segmento está a cada ano inovando com mais materiais e serviços prestados. Na prática, basta observar o aumento considerável de pet shops nas cidades e de clínicas veterinárias. Esse resultado é recorrente do aumento das famílias que estão adotando/comprando cães e gatos em seus lares.

Boa notícia não é mesmo? E já que aumentou o número de pets shops também aumentou a procura por profissionais capacitados para atuarem nesta área como tosadores. Quem apostou nesta área garante que foi uma boa escolha. Mas para quem está reavendo a sua atividade profissional, ou até mesmo pensando em uma nova atividade profissional, vale a pena atuar como tosador de animais?

Investir ou não?

Quem deseja atuar nesta área e se gosta de animais é sim uma boa oportunidade e um novo campo de atuação. O mercado pet pode continuar a crescer, porque o número de pessoas que se preocupam com o bem estar e a saúde dos animais só aumenta. Em consequência, aumenta a procura por estes serviços especializados.

Acontece que também, muitas pessoas estão ficando criteriosas em relação aos serviços prestados pelos profissionais. Por isso, se você optar em ser um tosador poderá atuar em diferente frentes,  e uma delas pode ser um serviço ainda mais especializado. É preciso fazer uma pesquisa para compreender se na sua região ou cidade haverá oferta e estude a concorrência.

O tosador e a sua função?

Muitas pessoas que escolheram seguir este caminho garantem que a profissão é gratificante. Isso porque trabalhar com animais é prazeroso, mas exige dos profissionais todos os conhecimentos técnicos. Para lidar com o banho e a tosa são necessários todos os cuidados para não ferir o animal e deixar que o resultado também satisfaça o seu dono.

É necessário um contato e conhecimento com as diversas raças que existem no mercado e um aprofundamento sobre as pelagens dos animais. Isso porque há raças que não podem ser tosadas, outras exigem cuidados específicos e cabe ao tosador realizar este serviço completo e com capacidade técnica, trazendo também confiança para o dono do animal.

Engane-se quem acha que basta apenas um curso de tosador. Quem realmente quer se destacar no mercado e alcançar mais clientela precisa inovar sempre. Isso diz respeito a realizar novos cursos e treinamentos, para assim trazer as novidades para as pet shop.

A vida de um tosador pode também ser bem corriqueira. Os finais de semana são comprometidos trabalhando duramente no banho e na tosa e quem deseja ousar mais,  pode acabar participando de campeonatos de banho e tosa.

E aí, após ler esse texto você conseguir definir se realmente deseja seguir nessa área? Boa sorte e boa escolha!

 

Check Also

Como retirar nós dos pelos sem machucar o animal?

Os pelos de um cão são tão lindos, né? No entanto, há raças que têm …

5 comentários

  1. Boa tarde , eu já trabalho na área a 15 anos .O que tenho a dizer que todos profissionais deve ser dedicados para ser valorizado .

  2. Então. ..Boa tarde trabalho no setor têxtil aqui no RJ mas está muito difícil concorrer com SP a concorrência com chineses e surreal , penso em mudar de setor
    Estou pensando em mudar de profissão gostaria de uma dica de vós
    Um abraço Lídia

  3. Então. ..Boa tarde trabalho no setor têxtil aqui no RJ mas está muito difícil concorrer com SP a concorrência com chineses e surreal , penso em mudar de setor
    Estou pensando em mudar de profissão gostaria de uma dica de vós
    Um abraço Lídia

  4. Natalia cristina tomaz

    Vou começa o curso banho e tosa esse mes.Sei que fiz a escolha certas.pois amo animais e é com eles que eu quero trabalhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *