Home / Higiene / Cachorro também tem Caspa ?

Cachorro também tem Caspa ?

Sim. Por incrível que pareça os cães também podem apresentar caspa, assim como os seres humanos. Chamada de Seborreia canina, este problema pode surgir no animal por diversos motivos diferentes e é facilmente percebido com uma avaliação superficial, já que a pele descama e aparecem pequenos pontinhos brancos espalhados em todo o corpo.

Até hoje, se sabe que existem duas diferentes formas de caspa canina. A seborreia primária e a secundária. A seborreia primária é causada geralmente por agentes que estejam influenciando o funcionamento interno do animal, como por exemplo, alguns tipos de medicamentos, disfunções endócrinas, alterações de metabolismo e até alimentação não balanceada com ausência de vitamina A, zinco, excesso ou falta de gordura ou proteínas. Nestes casos a caspa possui uma aparência úmida.

Já a seborreia secundária é causada por algo que está fora do corpo do animal, como por exemplo, produtos de higiene como shampoos e condicionadores, dermatites e até pulgas ou carrapatos. Até o clima muito seco pode causar caspa do tipo secundária em alguns cães mais sensíveis. Existem raças que possuem predisposição a apresentar este tipo de problema, os spaniels, por exemplo, costumam sofrer de seborreia devido a uma alteração genética.

Como tratar a caspa canina

A caspa canina pode ser tratada com formas muito simples e dependendo da causa, de forma definitiva. Caso o cão esteja sofrendo de seborreia primária, será preciso avaliar de forma cuidadosa qual é a causa do problema, para somente assim terminar com a caspa de uma vez por todas. Se o animal estiver tomando alguma medicação, deve-se avaliar qual é a necessidade de manter o tratamento ou alterar caso necessário.cachorro com caspa

Mas caso a seborreia seja do tipo secundário é mais fácil de ser avaliada. Com aspecto mais seco é rapidamente diagnosticada e tratada. Em caso de dermatites, basta a prescrição de medicamentos específicos como pomadas e cremes. Banhos especiais com shampoos e condicionadores específicos também podem ser indicados em muitos casos. Cada tratamento vai depender muito da idade do cão, do grau da caspa e, obviamente, do agente causador.

É importante salientar que jamais um cão deve utilizar shampoos para seres humanos, mesmo que sejam indicados para o tratamento da caspa. A pele dos animais possui diferentes características e são muito mais sensíveis a muitos componentes químicos utilizados nos produtos para humanos.

Alguns profissionais tratam a seborreia canina com a utilização de azeite, que aplicado diretamente na pele hidrata e evita a descamação. O azeite também pode ser acrescentado na alimentação caso seja verificado a falta de gorduras na alimentação.
Como prevenir

A melhor forma de prevenção da seborreia em cães é utilizar sempre produtos especializados para cães, alimentar o animal de forma balanceada garantindo a quantidade necessária de nutrientes e, por último e mais importante, visitar sempre um veterinário para que sua saúde seja avaliada periodicamente.

Além destes cuidados, proporcionar ao animal um ambiente limpo e livre de pulgas e carrapatos pode ajudar muito, tanto na prevenção tanto da seborreia canina quanto de diversos outros tipos de doenças e dermatites que possam aparecer.

Check Also

Mau Hálito em Cães: Causas? Como evitar?

Seu cão está com mau hálito? Saiba porque isso acontece e como prevenir. Cãozinho com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *