Home / Cuidados / Como evitar otites durante o banho?

Como evitar otites durante o banho?

Descobrir como evitar otites durante o banho é um cuidado que os donos dos pets e profissionais de banho e tosa devem manter. Isso porque, ele consegue evitar o sofrimento e problemas de saúde em gatos e cachorros.

Assim, se você também preza pelo bem-estar dos pets, confira agora nossas dicas de como dar banho sem prejudicá-los.

O que são as otites?

Os ouvidos de cães e gatos são uma das partes do corpo mais delicadas do corpo desses pets. Por isso, exigem uma atenção extra e muito cuidado no momento do banho, principalmente para evitar o surgimento de doenças como a otite.

Essa é uma das doenças que mais prejudicam o bem-estar desses animais. Ela se caracteriza como um processo inflamatório na região do conduto auditivo que provoca desconforto, coceira e extrema dor local.

Na grande maioria dos casos, só é possível perceber a otite quando ela está em estágio avançado, no qual o animal apresenta sinais de incômodo.

Cuidados de como evitar otites durante o banho

Manter os cuidados de como evitar otites durante o banho é a melhor maneira de evitar o sofrimento dos pets. Atente-se para a nossa lista com algumas dicas de prevenção dessa doença:

Proteja o ouvido dos animais

Durante o banho, por mais que se tenha cuidado, um pouco de água pode acabar entrando no canal auditivo. Isso o deixa úmido e propício para o desenvolvimento de uma otite.

Proteger devidamente o ouvido dos pets com algodão hidrófobo (Clique aqui para comprar) antes de entrar em contato com a água. Esse é um cuidado muito importante para evitar otites durante o banho.

Utilize produtos adequados para evitar otites durante o banho

Há muitas complicações que podem surgir pela falta de higienização na região do conduto auditivo: a otite é uma delas.

Entretanto, não é indicado lavar essa parte com água, sendo necessário a utilização de um produto específico de limpeza. É importante lembrar que só um veterinário poderá indicar o melhor produto para o pet.

Seque bastante após o banho

A umidade é algo que atrai os ácaros, fungos e outros agentes infecciosos causadores da otite.
Por isso, é preciso ter cuidado redobrado para manter o ouvido e as orelhas do pet bem secos depois do banho. De preferência use toalhas macias e limpas e tenha atenção para não machucar a orelha.

 Tratamento para otites

Tratamento para evitar otite

Caso o bichinho de estimação já esteja apresentando os sintomas dessa doença, não é preciso entrar em desespero.

Levá-lo diretamente para o veterinário pode evitar que o problema piore e ainda garantir um alívio rápido para o pet.

Primeiramente, é feita uma limpeza dos condutos auditivos com produtos à base de ácido lático e salicílico. Ele remove crostas, células mortas, cerúmen e outras coisas que poderiam atrapalhar a efetividade do tratamento.

Feito isso, os ouvidos são tratados com medicamentos específicos para cada tipo de otite, por isso, eles variam em cada caso. É importante lembrar que, durante e após a cura, é preciso manter os cuidados no banho, para não agravar a situação.

Check Also

Fungos nas dobras dos buldogues ingleses

O surgimento de fungos nas dobras dos buldogues ingleses, é a maior preocupação dos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *