Home / Tipos de Tosa / Tosa do Cocker Spaniel – Aprenda como fazer

Tosa do Cocker Spaniel – Aprenda como fazer

A Tosa do Cocker Spaniel é um procedimento que deve ser feito com atenção para manter as características tradicionais da pelagem desta raça. Por isso, alguns profissionais podem ter problemas e dúvidas ao lidar com esses animais e seus pelos.

Sendo assim, se você também se encontra nessa situação, não deixe de ver as dicas e informações importantes que trouxemos sobre esse assunto no nosso artigo!

Como é feita a tosa do Cocker Spaniel?

A tosa padrão do Cocker Spainel, tem o objetivo de manter as características originais da pelagem. No geral, ela é realizada com a técnica Pulling, que significa “puxando”.

O subpelo é retirado facilmente com a mão, sem que os cães se mostrem desconfortáveis ou incomodados.

Entretanto, para realizar esse método é preciso ter treinamento especializado, incluindo práticas com um ou mais cachorros dessa raça.

A retirada de pelos pode ser feita com os dedos, com o pente de stripping, com a faca de stripping, com ajuda de pedra vulcânica ou com uma tesoura dentada.

Independentemente do material utilizado, é preciso iniciar desembolando a pelagem e só depois fazer a remoção – apenas do excesso – de subpelos.

É preciso ressaltar que a técnica Pulling deve ser feita apenas para retirar os fios que já estão soltos.

No final, faz-se o uso de uma tesoura de desbaste para aparar os pelos na região da garganta. Assim como, com uma tesoura reta para nivelar as beiradas das franjas. Além de tosar algumas áreas mais sensíveis como:

  • Sob a cauda e ao redor do ânus;
  • Em torno de cada pata;
  • No interior da orelha.

Por outro lado na tosa pet, onde o objetivo é apenas diminuir o volume da pelagem, facilitando assim os cuidados diários, a maneira mais prática de realizar a tosa do Cocker Spaniel é cortar os pelos com uso da máquina.

Primeiro, retira-se todos os nós da pelagem. Em seguida, passa-se a máquina por todo o corpo do cão seguindo o direcionamento do pelo, evitando apenas as franjas.
como fazer a tosa do cocker spaniel

Quais cuidados ter com a tosa do Cocker Spaniel?

Além de prestar atenção em sempre seguir a direção dos pelos ao usar a máquina de tosa ou fazer a técnica Pulling, é essencial manter as franjas – que são uma das maiores características da raça.

Para isso, é preciso saber exatamente onde elas se encontram:

  • Franjas das orelhas: para ajustar esses pelos, o corte é feito em linha reta logo abaixo do final da orelha;
  • Franjas do antepeito: começam no esterno e vão indo em direção às patas, ficando em formato quase triangular.
  • Saia: essas franjas vão do peito até a coxa.
  • Franjas das patas da frente: elas ficam quase que na borda posterior de cada pata dianteira.
  • Franjas das patas de trás: ficam na borda anterior e interna de cada pata traseira.

Agora que você já sabe de todos esses detalhes, fazer a tosa do Cocker Spaniel com ajuda da máquina será muito mais fácil. Entretanto, se seus clientes desejam uma tosa de exposição, não hesite em fazer cursos para aprender técnicas diferentes.

Check Also

Como tosar a cabeça do poodle – Cara de Ursinho

Não é nenhum segredo que há várias formas de como tosar a cabeça do poodle. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *