Home / Curiosidades / Como funcionam os concursos de beleza canina

Como funcionam os concursos de beleza canina

É comum ver os campeonatos de banho e tosa os pets e felinos que participam encantam a todos. Mas primeiro vamos esclarecer que independente da raça ou porte todos os animais tem a sua beleza. Acontece que as raças que participam de concursos de beleza canina têm a sua formosura realçada.

O que vale destacar em relação aos concursos de beleza canina, é que os padrões definidos para cada raça são de decisão da Organização Canina Mundial (FCI). A partir disso são definidas as normas de acordo com o regimento de cada concurso.

dog-1630598_960_720

Os cachorros que participam do concurso de beleza canina precisam seguir as regras do FCI que já avaliou 343 raças de cachorros. Ou seja, quando o tutor quer que seu cão participe do campeonato precisa avaliar e prestar atenção em algumas questões como:

“O cachorro precisa pertencer a uma raça reconhecida pela FCI. Outra questão é que as raças são classificadas de acordo com o país de procedência. É preciso determinar a origem do cão, pois isso será levado em conta especialmente nos concursos de caráter nacional. Nos internacionais, este aspecto é menos importante. E ainda, os juízes irão analisar as características físicas idôneas de um cão de acordo com a sua raça. Eles levarão muito em conta o padrão do animal de estimação, dando mais pontos ao cão que se adequar ao perfil pré-estabelecido para a sua raça”.

E mais, existem muitas regras que precisam ser seguidas, ou seja, não basta apenas achar o seu pet bonito e você acreditar que é só levar ele pra participar. Você deve se atentar para as regras básicas.

Por isso, uma dica geral é conhecer bem as regras de cada concurso. Normalmente as regras são disponibilizadas no próprio site do concurso. Não se esqueça de levar todos os documentos necessários para o seu cachorro participar.

keiko-2096767_960_720

Certifique-se que essa será uma experiência boa para você e seu cão. É importante você começar a domesticar o seu cão e prepará-lo mais cedo. Estes campeonatos duram alguns dias e para muitos cachorros pode ser uma experiência estressante. Por isso, avalie bem!

Referência: https://meusanimais.com.br

Check Also

Lágrima ácida: o que é isso? Como prevenir?

Saiba o que é lágrima ácida e como combatê-la! O que é lágrima ácida? Por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *