Home / Banho e Tosa / Como tosar um Schnauzer?

Como tosar um Schnauzer?

Você provavelmente já viu o clássico A Dama e o Vagabundo da Disney e deve ter se encantado pelo simpático Joca, o cãozinho barbudinho da raça Schnauzer.

Essa raça, originária da Alemanha, ficou popular depois da Segunda Guerra Mundial conquistando a América. A tradução do nome em português é “barba curta” ou simplesmente “focinho”. O que é a principal característica deles.

tipos-de-tosa-em-cachorros-schnauzer

A tosa do bichinho é então uma das mais difíceis, por isso é aconselhável que seja feita por um profissional. Um Schnauzer bem tosado fica lindo e para isso deve seguir um certo padrão.

Confira:

Cabeça – Deve ser cortada da frente para trás. Indica-se lâmina #10 ou #15. Entre os olhos faz-se forma de um diamante. Corte com tesoura na parte de fora dos olhos, um dedo de largura. O topo do focinho nunca é tosado.

Orelhas – Usa-se lâmina #40. No sentido dos pelos na parte de fora e oposto na parte de dentro. Atenção aos pelos do canal auditivo, pois ai arrancá-los pode deixar o ouvido do cãozinho vulnerável a infecções e até causar perda de audição. Uma boa limpeza é o suficiente para manter essa parte higienizada.

Sobrancelhas – Deve ser cortada na diagonal, pontas internas maiores e na altura do focinho.

Barba e bigodes – Como demoram para crescer, devem ser pouco cortados.

Bochechas e garganta – Lâmina #10 ou #15.

Barriga e parte interna das patinhas – Lâmina #30 ou #40 no sentido oposto ao crescimento do pelo.

Traseira – Usa-se lâmina #30. Cortar até 2,5 cm da parte externa da para e 3 dedos acima do jarrete.

Dorso – Lâmina #10 ou #15. Tosar saindo da cabeça e indo na direção do rabo. A saia começa na altura do ombro, cortada com tesoura diagonal. Tesoura dentada pode deixar a junção do corpo mais harmônica.

Pernas – Os pelos devem ser cortados com tesoura, em linha reta e as patas com ângulo de 45 graus da base. Nunca cortar entre os dedos, apenas entre as almofadas.

 

 

Seguindo esse passo a passo, o seu cãozinho que já é tudo de bom, afetuoso, brincalhão e fiel, tem tudo para ficar fofo, lindo e charmoso.

Curtiu as dicas?

Check Also

Quais são os melhores cosméticos para animais?

Contar com os melhores cosméticos para animais no momento do banho e tosa é o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *