Home / Higiene / Cuidado com os Ouvidos dos cães na hora banho

Cuidado com os Ouvidos dos cães na hora banho

Muitos são os donos de cachorros que preferem repassar a responsabilidade de dar banho em seus cães para profissionais da área – seja pela falta de tempo ou até mesmo pela economia, afinal, muitos são os itens que precisam ser comprados para quem preferir dar banho no animal de estimação em casa.

E para aqueles que pensam que os cuidados com os cães na hora do banho se limitam a passar o sabonete ou shampoo e depois enxaguar estão muito enganados.

Uma das grandes atenções desses profissionais é em relação aos ouvidos dos bichinhos, afinal, muitas são as consequências para o animal caso entre água nessa região do corpo. Por isso, vamos conferir neste artigo a importância desse cuidado, além de dicas de como evitar e possíveis consequências para o cão caso isso venha a acontecer.

• Importância do cuidado com os ouvidos

Os ouvidos são os responsáveis pela audição do seu bichinho. E se nós humanos já somos bem sensíveis nessa região, imaginem só os animais de estimação? Pois é: a região do ouvido é uma das mais sensíveis no corpo do cachorro, assim como os olhos.

Se durante o banho do seu cão você deixar a água cair nessa região, pode ser que ele venha a desenvolver problemas de audição, que quando não identificados, podem acarretar até mesmo em consequências emocionais e psicológicas para o animal, uma vez que ele dificilmente consegue demonstrar ao dono o que está havendo.

Por isso, sua higiene deve ser realizada com extremo cuidado, sendo este o primeiro passo do banho.

A região interna dos ouvidos dos cachorros só pode ser cuidada por profissionais veterinários, por isso, jamais permita que o dono realize esse tipo de atividade sozinho e em casa. Para limpeza da parte externa da orelha, algodão e gaze podem ser o suficiente.

• Cuidados que devem ser tomados para evitar

Para evitar que os ouvidos sejam internamente molhados, o primeiro passo antes mesmo do banho é colocar algodões para tampá-los.

Além disso, lembre-se de manter a região totalmente seca de sabonetes, shampoos ou demais produtos higiênicos.
Depois que os ouvidos estiverem tampados com chumaços de algodão (que não podem ser tão pequenos, para evitar que eles entrem no ouvido e não consigam mais sair), o banho pode ser iniciado – e nunca antes disso.

• Consequências caso entre água no ouvido do cão durante o banho

Como já dissemos anteriormente, a principal consequência para os cães caso caia água dentro de seus ouvidos é em relação à sua audição, que pode ser prejudicada para sempre depois de um simples erro cometido.

Em um primeiro momento a sua audição pode começar a falhar e, deste modo, ele pode se tornar mais desanimado – principalmente para brincar e realizar outras tarefas cotidianas, como correr atrás de um aperitivo, por exemplo.

Com o passar do tempo, o cão também pode desenvolver consequências psicológicas e emocionais, uma vez que a sua comunicação com o dono também começará a falhar. Por isso, esteja sempre atento às dicas e cuidados com o ouvido do cão durante o banho.

Check Also

Mau Hálito em Cães: Causas? Como evitar?

Seu cão está com mau hálito? Saiba porque isso acontece e como prevenir. Cãozinho com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *