Home / Curiosidades / Dicas para acalmar o cachorro durante a tosa: veja o que fazer!

Dicas para acalmar o cachorro durante a tosa: veja o que fazer!

Precisando acalmar o cachorro durante a tosa? Siga essas dicas.

Como acalmar o cachorro durante a tosa?

Resultado de imagem para acalmar cachorro durante a tosa

Você tem um cachorro que fica ansioso quando vai para o banho e tosa? Ou, ainda, é profissional e não sabe como acalmar cachorro durante a tosa? Mantenha a calma e siga essas dicas preciosas!

Nem todos os cães têm medo do banho e tosa, mas muitos têm sim! Os comportamentos podem variar de ansiedade leve a ataques de pânico.

Não importa como o medo do seu cão se manifesta, é importante tomar medidas preventivas para resolver sua ansiedade antes que isso vire agressão!

Para os donos: não faça da ida ao pet shop um trauma!

Tire o estresse do passeio. Passeios de carro podem provocar ansiedade. Um cachorro que chega no groomer já estressado e ansioso pode ser um desafio extra. Há algumas razões pelas quais seu cachorro pode não gostar do carro. Ele pode estar preocupado com o passeio em si ou com o destino: pet shop.

Uma compensação pode ajudar a aliviar o medo do seu cão e aumentar a sua vontade de andar no carro. Sua ansiedade e desconforto também podem estar relacionadas ao enjoo. Fale com o seu veterinário para ver se uma medicação antinausea pode ser útil.

Para os donos: pegue em todo o seu cão em casa!

O banho e  tosa geralmente inclui o tratamento de áreas sensíveis, incluindo o focinho, olhos, orelhas, patas, cauda, ​​parte traseira e virilha. O treinamento pode ajudar o seu cão a permanecer relaxado com diferentes tipos de toque, mesmo em pontos sensíveis.

Trabalhe com seu cão em casa antes de levá-lo ao groomer. Recompense o seu cão com um mimo durante ou imediatamente após tocar na área.

Vá lentamente: se o seu cão é sensível em uma área como as patas, comece por tocá-lo em uma área onde ele é menos sensível, como seu ombro, e gradualmente se move em direção à pata. Continue treinando apenas enquanto ele estiver relaxado e receptivo.

Para os profissionais: trate cães agitados calmamente

Percebeu que o cão é agitado? Seja calmo. Faça tudo com cuidado.  Passe tranquilidade ao animal também.

Resultado de imagem para acalmar cachorro durante a tosa

Para os profissionais: considere o uso da focinheira

Caso perceba que há algum perigo, como agressividade, peça ao dono para usar focinheira, por exemplo. Ela preparação mais fácil e segura para o  cão e para você, especialmente se o  cão já é difícil de manusear.

Treine seu cão para colocar seu nariz de boa vontade no focinho dando petiscos ou lanbusando um pouco de patê lá dentro. Prefiro usar um focinho em formato de cesta com pequenas aberturas. Isso permite que o cão coma petiscos ao usar a focinheira, o que também pode ajudar a manter o cão calmo.

Essas estratégias podem não funcionar para todos os cães. Caso isso não funcione, procure orientação do seu veterinário sobre treinamento profissional. Converse com seu veterinário também sobre possíveis opções de medicação para ajudar a gerenciar a ansiedade do seu bicho.

Check Also

O que é um cão de raça? Já se perguntou?

O que é um cão de raça? Como eles surgiram? Saiba mais. Como surgiu o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *