Home / Cuidados / Emergências no banho e tosa

Emergências no banho e tosa

Deixar os nossos bichinhos no pet shop é uma necessidade importante para o bem estar e saúde dos animais. A cada ano cresce no país o número de pet shop no Brasil. Isso é bom, pois representa uma maior escolha nos espaços para o seu pet, mas é necessário que você pesquise o local para que seja de confiança e nada de mal aconteça ao seu pet.

Você já imaginou o que pode ocorrer caso seu pet passe mal durante uma tosa? E se ele for mordido? Ou ainda, se o tosador (mesmo sem querer) acabar machucando seu pet o que deve ser feito? São as emergências no banho e na tosa e possuem um papel importante.

Quais são essas emergências?

Para abrir um pet shop hoje há varias resoluções em que os proprietários devem seguir para assim estarem de acordo com as leis. Se não seguirem algumas leis podem pagar multa que chega facilmente até R$ 10.000.00. Uma das resoluções é a Resolução 1069/2014 – Art. 5º e 6º. Essa está mais baseada na manutenção e higiene do local. O espaço oferece toda a segurança necessária para os animais?

Nesta questão deve-se observar a exigência de um plano de evacuação rápida em casos de emergência. Há portas de saída de emergência? O local pode oferecer algum risco para os animais enquanto estiverem no espaço? São questões que devem ser pensadas. Em muitos casos a pet shop deverá até contratar um serviço terceirizado.

O que deixa os donos dos pets mais tranquilos é essa resolução. Resolução 1069/2014 – Art.7º que deixa claro que é obrigatório para aqueles que dão banho e tosa e cuidados estéticos terem realizado cursos e serem capacitados. Na hora da escolha exija que o profissional mostre os certificados para você se sentir mais tranquilo.

black-lab-1205960_1280

Se todas as pet shops atenderem a resolução anterior  os donos dos pets podem ficar mais tranquilos principalmente quando ocorrer algum imprevisto. Quem faz o curso de banho e tosa aprende algumas técnicas caso aconteça algum acidente e  como lidar. O importante é também que as pet shops que fazem apenas banho e tosa tenham algum convênio com alguma clínica veterinária em caso de ocorrer algum acidente com o animal de estimação. É importante que também possuem um kit de primeiros socorros para os animais.

A emergência do banho e tosa são fundamentais para que não ocorra nenhum problema sério para o animal. Por mais que existem espaço sério e comprometidos, nada impede que possa acontecer algum imprevisto. Por isso, é imprescendivel que as pet shops tenham todos os aparatos necessário para impedir e quando houver saber lidar da melhor forma.

Os pets saem de casa e vão para as pets shops para serem cuidados e voltarem bem e não machucados ou estressados. Se perceber que algo está errado faça uma pesquisa ou até mesmo leve o caso para a vigilância de sua cidade. E sempre que for conhecer um espaço novo pergunte como eles lidam com a emergência no banho e na tosa. Assim ficará mais tranquilo!

Check Also

Fungos nas dobras dos buldogues ingleses

O surgimento de fungos nas dobras dos buldogues ingleses, é a maior preocupação dos donos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *