Home / Curiosidades / Entrevista com Sérgio Villasanti: o groomer famoso do Brasil

Entrevista com Sérgio Villasanti: o groomer famoso do Brasil

É sempre bom ouvir histórias a respeito de profissionais na área do banho e da tosa. E nós do Berg Vert tivemos a oportunidade de conversar com o groomer Sérgio Villasanti. Na entrevista você vai saber mais da história dele, desafios de atuar nesta área. Confere e não deixe de ler 🙂

– Me fale um pouco de você, onde mora, formação:

Eu resido em Campinas / SP ,mas, já trabalhei na minha área em diversas cidades e países.Este fato fez com que eu conhecesse diversas culturas e aprendesse mais sobre a minha área.
Fiz o curso de Medicina Veterinária ,desta forma eu posso melhorar as minhas palestras e ajudar ainda mais o profissional de estética animal.

– Quando iniciou o seu interesse pela tosa?

Na verdade eu não tive muitos cães quando era criança e eu nem tinha ideia que este mundo existia ou que um dia eu faria parte dele.
Como eu era muito curioso ,eu olhava muitas revistas de cães e o que me chamava muito a atenção era a beleza da pelagem,ou seja ,como o cão conseguia ficar com a pelagem tão branca ou brilhante ,e isto me fez ir atrás de exposição de cães ou trabalhar com criadores e descobrir como eles faziam para que eu pudesse aprender. Na época eu ganhei um Afghanhound e por mais que eu cuidasse dele um dia uma vizinha me falou o porquê eu não o levava a um pet shop para que ele ficasse bonito,vi aquilo como um desafio ,pois eu achava que cuidava muito bem dele ,e resolvi estudar para deixa-lo mais bonito do que um animal de pet shop.
Então na realidade o meu interesse sempre foi como deixar um cão bonito,e desta forma eu descobri as tosas ,e tudo mais que na êpoca tínhamos ou fazíamos com a parte de estética do cão.

16091_718361871571569_3302204338055527796_n

– Como é estar nesta área da estética canina?

Nos dias atuais eu não faço mais tosas ou banhos e somente ministro aulas particulares para profissionais o que torna minha vida mais tranquila,mas,para quem não gosta de rotina , é uma ótima profissão ,pois todos os dias aprendemos coisas diferentes e um dia sempre será diferente do outro. Estar na área hoje significa aprender com todos e desta forma sempre estar renovando o que se sabe .

– Você consegue perceber o crescimento do banho e da tosa no Brasil?

Sim ,crescemos muito.Em 2002 o Ministério do Trabalho reuniu alguns profissionais da área para definirmos a profissão de tosador ,o que ajudou a sermos registrados em carteira de trabalho com o nome correto da nossa profissão. De lá pra cá,muita coisa aconteceu. Empresas investiram mais na categoria, novos produtos,os groomers se tornaram mais interessados em crescer e aprender ,vários profissionais se destacaram e desta forma podem ensinar aos outros com mais facilidade.

dsc03595

 Qual o maior desafio enfrentado até aqui?

Temos vários, mas, vou destacar dois que eu acho mais desafiantes.
Um seria a abertura de escolas ou locais que ” ensinam ” a profissão sem nenhuma infraestrutura ou método de ensino decente.Eu ouço muitas pessoas me falando que não estão bem financeiramente e por este motivo vão começar a ensinar a profissão.Ensinar é um DOM ,e não são todos que estão preparados para isto ,pois cada aluno é de um jeito e temos que nos moldar ao tipo de aluno que temos para que o ensinamento seja satisfatório,e nem sempre isto acontece.Da mesma forma as escolas não tem matérias que nos dias atuais são super importantes ,ou seja um curso de primeiros socorros ,atendimento etc. Muitas pessoas saem destes locais sem nem saber que o cão não pode pular de uma mesa caso contrário pode sofrer uma fratura ou até ir a óbito.Como eu tive uma grande escola ,acho este fato muito triste na profissão. Outro desafio muito grande seriam pessoas que abrem um pet shop sem ter a mínima noção do que é um cachorro ,e desta forma não consegue definir o que é um bom profissional ou ruim,ou um bom serviço ou mal ,e desta forma contrata pessoas que não são aptas ao trabalho ou usam procedimentos que não são adequados ,fazendo com que os cães e gatos sofram maus tratos dentro destes locais .Isto acaba com a nossa profissão pois as pessoas acreditam que todos os profissionais são da mesma forma ,e os bons profissionais  pagam um preço alto por causa de atitudes de maus profissionais. A mídia fez com que  as pessoas olhassem a parte de pet shop como muito lucrativo e desta forma estas pessoas que nem sabem direito o que é um cão adentraram no nosso ramo e infelizmente não fazem um bom serviço.

– Você participa de campeonatos de banho e tosa?

Hoje não mais, pois me tornei Juiz Internacional em 2005 e um juiz não pode competir.Mas,já competi em vários ,inclusive o primeiro campeonato de Banho e Tosa no Brasil foi feito por mim com a ajuda de alguns patrocinadores.

1448604576232

– Qual a maior recompensa em trabalhar como groomer?

Saber que se consegue transformar um cão,ou seja do sapo virar um príncipe,e que este mérito e do próprio profissional.Olhar um cão na rua e ver como ele esta bonito e saber que foi feito por você mesmo ,é uma sensação de missão cumprida.

-Deixe uma mensagem para quem pretende seguir nesta área:

Estude, estude e estude …………..pense que o animal que esta trabalhando é um ser vivo e agradeça a ele por ele colocar seu arroz com feijão na sua mesa todos os dias .

– Fique a vontade para escrever algo:

Agradeço a todos os professores que tive ,a todos os locais que trabalhei e a todos que me ajudaram.Tive a graça de ter excelentes professores que me ensinaram algo a mais que tosar ,me ensinaram a ter ética ,ser profissional e a ter carater .Sempre pensem com quem vai aprender ,pois isto vai traçar o seu futuro.

 

Check Also

Lágrima ácida: o que é isso? Como prevenir?

Saiba o que é lágrima ácida e como combatê-la! O que é lágrima ácida? Por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *