Home / Banho e Tosa / Erros comuns que os donos fazem ao tosar seus animais

Erros comuns que os donos fazem ao tosar seus animais

É comum encontrarmos donos que preferem tosar seus animais em casa ao invés de recorrer aos serviços de um pet shop, por exemplo. Você é uma delas? Atenção, apesar dessa prática ser mais confortável, ela exige muita atenção para não prejudicar o seu pet.

Ao tosar os pelos do seu animal de estimação, é comum que você cometa alguns deslizes que podem prejudicar o seu cão ou gato. Para evitar que isso aconteça com você, elaboramos este post com os principais erros ao tosar seus animais. Confira:

Não deixar de escovar os pelos antes de tosar seus animais

Não escovar os pelos do seu pet, é um dos maiores erros ao tosar seus animais. Afinal, é nessa etapa que os pelos soltos e os nós serão removidos. Sem dúvida, isso torna o processo mais fácil e menos doloroso.

O segredo de uma boa tosa é começar com a lavagem do seu pet, após isso faça a escovação e secagem. Dessa forma, você conseguirá cortar de maneira correta e sem provocar dores ou desconfortos.

 

erros ao tosar seus animais

Tosar apenas algumas partes do corpo

Muitos donos de pet começam a fazer a tosa a partir das regiões mais fáceis como os pelos das costas, estômago, peito e cauda. Apesar dessa prática não estar errada, é comum esquecer de cortar outras áreas, como a região dos olhos e patinhas.

Esse tipo de prática não prejudica apenas a estética, como também o bem-estar do seu animal de estimação. Isso porque, ela poderá afetar a capacidade dele enxergar bem ou desenvolver algum problema de saúde.

Não usar as ferramentas corretas para tosar seus animais

É praticamente impossível fazer uma tosa linda no seu animal de estimação, quando você não usa as ferramentas corretas. É preciso ter em mente que quando você não tem a tesoura ideal e uma boa máquina de tosa domestica. Nesses casos, as chances de surgirem falhas no pelo do seu pet são grandes.

Mas isso não é tudo, você ainda corre o risco de machucar a pele dele enquanto está fazendo a tosa. Para evitar esse erro comum ao tosar seus animais, é recomendado investir no kit básico para tosa, tais como tesoura para tosa, máquina de tosa e escovas ou rasqueadeiras com cerdas macias.

Cortar no sentido contrário ao pelo

Outro erro frequente que os donos cometem no momento da tosa, é cortar os pelos na direção contrária do seu crescimento. Devido a isso, a pelagem fica com falhas e encaracolado prejudicando a aparência do pet.

Por isso, no momento da tosa certifique-se de prestar atenção na direção em que os pelos estão crescendo. Esse simples cuidado irá garantir que o corte permaneça bonito na medida em que a pelagem vai crescendo novamente.

Agora que você conhece os principais erros ao tosar seus animais evite cometê-los na próxima vez que for cortar os pelos do seu pet. Dessa forma, você garante a estética e o bem-estar do seu animal de estimação.

Conheça toda a linha de produtos e equipamentos para banho e tosa na Berg Vet, visite nossa loja www.bergvet.com.br

Check Also

Focinheira e banho e tosa: veja a importância

Cachorros  rosnando e tentando morder seu rosto não são os únicos que precisam de focinheira. Cães nervosos, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *