Home / Cuidados / Lavar o cachorro com sabão de coco, sim ou não?

Lavar o cachorro com sabão de coco, sim ou não?

Afinal, lavar o cachorro com sabão de coco é uma boa opção?

Na hora de dar banho no pet, alguns donos acreditam que essa é uma alternativa simples para higienizar o pet. Mas será que ela é segura?

Se você se preocupa com a saúde do seu amigo de quatro patas, então continue lendo este artigo. Aqui, você poderá descobrir se o sabão de coco é realmente bom para seu pet e o que ele provoca nos pelos dos cães. Confira:

Pode lavar o cachorro com sabão de coco?

Para responder com clareza se pode ou não lavar o cachorro com sabão de coco, primeiro precisamos falar um pouco sobre uma característica específica da pele desse animal.

O pH da pele do cão é ligeiramente ácido, permanecendo em torno de 5.8 a 6.6, um valor que não agrada as bactérias. Contudo, o sabão em barra tem um pH de 10.0 a 12.0, o que é altamente alcalino.

Usando o sabão de coco no momento da lavagem, você provoca o aumento do pH da pele do pet. Isso torna o ambiente propício para a proliferação de infecções bacterianas.

É fácil notar que esse produto não é seguro para a saúde do seu cãozinho e seu uso é desaconselhado. Por isso, sempre opte por produtos específicos para cães.

Pois eles são elaborados com base nas características do seu bichinho de estimação.

Quais os problemas decorrentes do uso deste produto?

É comum encontrarmos pessoas que dizem que o uso de sabão de coco ajuda no combate a pulgas. No entanto, não há estudos que comprovam esse tipo de ação no pet.

Além disso, o próprio rótulo do sabão de coco indica que ele não é recomendado para:

  • cabelos;
  • olhos;
  • pele.

Mas isso não é tudo, veja abaixo quais são as outras reações que o uso de sabão de coco pode provocar nos pets:

  • ressecamento da pele do cachorro;
  • coceira;
  • alergias e irritação;
  • infecções;
  • opacidade da pelagem.

não lavar o cachorro com sabão de coco

O que usar para lavar o pet?

Agora que você sabe que lavar o cachorro com sabão de coco pode prejudicar o seu pet, recomenda-se que você sempre opte por um produto que tenha o pH parecido com a pele dele. Assim, você consegue manter essa característica fisiológica tão importante.

No mercado pet já existem inúmeros produtos com certificação de irritabilidade baixa ou zero para limpar seu bichinho, como os shampoos e condicionadores próprios para cães. Neste site você encontra uma enorme variedade de cosméticos próprios para animais, clique AQUI

Eles até mesmo possuem fragrâncias especiais, deixando seu cão cheiroso, sem prejudicar a saúde do mesmo. Dessa forma, caso você leve seu cãozinho para o salão de banho e tosa, não deixe de perguntar quais produtos eles usam.

Apesar de dar um resultado aparentemente bom no início, principalmente em animais de pelo branco, lavar o cachorro com sabão de coco não é nada benéfico para a saúde desse animal.

Então, agora que você já tem essa importante informação, não deixe de fazer as alterações necessárias nos produtos de banho do seu pet.

Check Also

Meu cão se coça muito, o que pode ser?

Quando o cão se coça muito, seus tutores já entram em alerta e ficam se …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *