Home / Banho e Tosa / Materiais usados no Banho e Tosa

Materiais usados no Banho e Tosa

Dicas importantes sobre materiais e equipamentos usados no Banho e Tosa

Rasqueadeiras e Escovas: Aliada ao banho e tosa de cães, a escovação é muito importante para a higiene de cães e gatos. Além de eliminar os nós, a escovação também remove a pelagem morta e a escova, ao ser passada pelo cão, auxilia a espalhar a gordura da pele, o que deixa os pelos mais brilhantes. Conforme o passar da escova pela pele do cão, também é ativada a irrigação sanguínea, que melhora a circulação e ativa o sistema imunológico.

Escova mágica (MagicFur): Revolucionário e inovador sistema de remoção de pelos soltos e mortos das pelagens dos animais, com rendimento em mais de 90%. Sem, contudo, provocar quaisquer tipos de danos aos mesmos. Ao contrário, os animais adoram serem escovados com o MagicFUR! Reduz drasticamente os pelos soltos no ambiente, causadores de reações alérgicas em muitas pessoas. Este produto não é recomendado para pelos crespos e encaracolados como os das raças Poodle, Bichon Frisé e Maltês.

Desembolador: Com a rasqueadeira, rasqueia se o pelo, desembolando possíveis nós. Caso esteja muito embolado, use o desembolador e o pente. Não corte o pelo embolado.

Guia de contenção: Serve para segurar o animal na mesa de tosa, basta fixá-lo na girafa da mesa, evitando assim que o animal caia e se machuque.

Sopradores: O soprador auxilia a retirada de até 70% de água da pelagem do animal, muito usado em cães de pelagem curta e média. Não sendo recomendado para animais de pelos longos, pois a força do ar pode embaraçar o pelo.

Pentes adaptadores de lâminas: Com diversos níveis de altura, servem para delimitar a altura do pelo usado em algumas tosas específicas. O pelo deve estar completamente desembolado para um deslize suave. Lembrando que a lâmina dá um melhor acabamento que o pente adaptador.

Lâminas de tosa:
As Lâminas podem ser fechadas ou abertas. As Lâminas fechadas são as que possuem os dentes juntos, como por exemplo, a 7F, 5F e 4F; portanto dão um melhor acabamento e são consideradas mais seguras e muitas vezes indicadas para iniciantes. Já as abertas, 7, 5, 4 e 3, por exemplo, possuem um espaço maior entre os dentes, passando com mais facilidade entre os nós e pelos embolados, deve-se tomar muito cuidado com verrugas, mamilos e dobrinhas.

Tipos de lâminas:

PARA O CORPO

Tamanho – Altura – Descrição
3 e 3F ou superior – 13 mm-> Deixa o pelo alto e fofo, imita tosa na tesoura.
4 e 4F – 9.5 mm -> Indicado para cães médios como: Poodles, Westies, Scotties, Cairn e Australian Terriers.
5 e 5F – 6.4 mm -> Deixa um tamanho mais baixo que a 4 e 4F
7 e 7F – 3.2 mm -> Popularmente usada em várias raças. A 7 aberta é recomendada para pelos muito embolados.

OUTRAS ÁREAS

8 ½ – 2.2 mm -> Cabeça, face e pescoço, comumente usada em Terriers e raças esportivas.
9 – 1.6 mm -> Proporciona um acabamento suave, muito utilizada um Cocker Spaniel e Schnauzers.
10 – 1.6 mm -> Esta é a Lâmina mais comum, usada em diversas áreas, especialmente em baixo do corpo, como barriga e genitais.
15 – 1.2 mm -> Indicada para patas de Poodles, almofadas, face, assim como Terrier e faces de Cockers.
30 – 0.5 mm -> Possui altura muito próxima da 15. Muito usada com pentes adaptadores.
40 – 0.25 mm -> Esta é a lâmina mais baixa, indicada para áreas em que a tosa deve ser rente a pele, muito usada também para tricotomia em consultórios veterinários.

TIPOS DE TESOURAS

Fio navalha
As lâminas dessa tesoura funcionam como duas navalhas, por isso se caracteriza por ser muito mais afiada do que as outras.

Fio laser
Para um corte extremamente preciso, a tesoura fio laser é a mais indicada. Esse tipo de instrumento apresenta micro serrilha em uma ou nas duas lâminas, o que prende a mecha do pelo e impede que ela escorregue.

Fio desbaste
Conhecidas como dentada e dente de tubarão, essas tesouras são perfeitas para diminuir o volume dos fios e fazer acabamentos. Os dentes permitem cortar os fios de forma que eles fiquem mais distribuídos.

Curvas

São tesouras que podem ser utilizadas para facilitar em algumas posições difíceis do cão e também pode ser utilizada invertida dando uma mobilidade maior no trabalho desenvolvido, como os pompons dos Poodles.

Evite derrubá-las ou cortar algo que não seja pelo com elas, jamais use em pelagens com sujeira, areia e molhadas. Limpe-as bem e lubrifique regularmente.

CUIDADOS COM O MATERIAL

Além dos cuidados básicos de higiene com os acessórios, é extremante importante a manutenção correta dos equipamentos de banho e tosa.

Lâminas de tosa – Entre uma tosa e outra, é indispensável a desinfecção da lâmina com produtos específicos, para assim evitar a contaminação e transmissão de patógenos para outro animal, assim como: ácaros, pulgas, bactérias e fungos.

Lavador de lâminas –
Como o nome já diz, serve para a limpeza das lâminas, este deve ser usada colocando as lâminas em um recipiente, a lâmina deve estar sem pelos. Com o auxilio de uma escova faça a limpeza entre os dentes.

Resfriador de lâminas – As lâminas possuem duas partes móveis que ficam em movimento, esse atrito constante gera calor que aquece a lâmina. O resfriador promove uma camada protetora nos dentes que reduz esse atrito aumentando assim a vida útil da lâmina. Óleo lubrificante – A maioria das lâminas são feitas de aço carbono, que é um material que tente a enferrujar; por isso a importância da lubrificação com óleo próprio que irá proteger e lubrificar suas lâminas.

Secadores e sopradores –
É muito comum no ambiente de banho e tosa haver uma grande quantidade de pelos no ambiente. Para um bom funcionamento do seu equipamento, limpe diariamente o filtro protetor do motor para que o ar possa entrar com facilidade e não prejudique seu desempenho.

Check Also

Como retirar nós dos pelos sem machucar o animal?

Os pelos de um cão são tão lindos, né? No entanto, há raças que têm …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *