Home / Curiosidades / O que é um cão de raça? Já se perguntou?

O que é um cão de raça? Já se perguntou?

O que é um cão de raça? Como eles surgiram? Saiba mais.

Como surgiu o cão doméstico?

Resultado de imagem para GALGO

De um Chihuahua do tamanho de uma taça até o maior cão do mundo, pelo Guiness Book, Zeus, um Pastor Alemão de 1,19m, há uma incrível variedade de raças de cães.

Mas todas as raças pertencem a uma única espécie, então os cientistas estudaram as raças para entender melhor o funcionamento da evolução e como essa grande variação poderia ter surgido dentro de um grupo.

O cão (Canis lupus familiaris) é muito mais variável em tamanho, forma e comportamento do que qualquer outro mamífero vivo, mas a maioria dos especialistas agora acredita que todos os cães, independentemente  de sua diferença se originaram exclusivamente de uma única espécie: o lobo cinzento (Canis lupus ) da Ásia Central.

Também é provável que tenha havido apenas um evento de domesticação, e todos os cães domesticados hoje descendem de um cão-lobo ancestral que se tornou o melhor amigo de alguém há muito tempo. A evidência vem de um estudo de 2009 em que uma equipe de pesquisadores de Estocolmo analisou amostras de DNA mitocondrial (o DNA encontrado nas mitocôndrias ou estruturas de produção de energia nas células) de cães ao redor do mundo.

Eles descobriram que todos os cães pertencem a uma linhagem, o que indica que a domesticação ocorreu apenas uma vez (se os lobos fossem domesticados várias vezes em várias regiões, a equipe esperaria encontrar mais de uma linhagem entre os cães modernos).

O que é um cão de raça?

Resultado de imagem para CACHORRO TOY

Apesar de os cães terem sido domesticados há cerca de 14.000 a 17.000 anos atrás, a maioria das raças de cães foram desenvolvidas nos últimos séculos.

Quando os seres humanos antigos criaram cachorros para terem determinadas características, como mais agressividade, menor tamanho ou um temperamento dócil (por isso, seria menos provável que atacasse seu dono), na verdade já estavam fazendo uma seleção de genes desses cães.

Uma das primeiras raças que se acredita ter sido selecionada propositadamente por suas características  ainda está em torno do Galgo. A cruzamento seletivo foi feito desde a antiguidade, mas realmente acelerou durante o século 19, sabia?

Ao longo do tempo, devido às mutações naturais, ao clima e às preferências humanas, as raças tornaram-se cada vez mais numerosas e especializadas até chegarem ao ponto de classificação moderna. Esta classificação é baseada na aptidão de uma raça em cinco habilidades: caça, pastoreio, guarda, trabalho e exposição, em regra.

Agora, há cerca de 340 raças reconhecidas pela Fédération Cynologique Internationale (FCI), o corpo mundial de raças de cães, às vezes conhecido como Organização Canina Mundial. Mas os padrões de reconhecimento de raça variam de país para país – o American Kennel Club atualmente reconhece apenas 167 raças.

Recentemente, o número de  mestiços tem crescido. Estes incluem o labradoodle (um cruzamento entre um Labrador e um poodle), o cockapoo (uma cruz entre um cocker spaniel e um poodle) e o puggle (a prole de um pug e um beagle).

Os cães estão em constante evolução, já que raças vem constantemente sendo “construídas”.

Check Also

Lágrima ácida: o que é isso? Como prevenir?

Saiba o que é lágrima ácida e como combatê-la! O que é lágrima ácida? Por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *