Home / Banho e Tosa / Passo a passo para dar um bom banho em seu cachorro

Passo a passo para dar um bom banho em seu cachorro

Dar um bom banho nos cachorros vai muito além de água e sabonete. Banhar os bichinhos requer tempo e muitos cuidados. Por isso, separamos os materiais precisos para este momento, além do passo a passo para fazer da hora do banho, a hora mais legal pro seu cãozinho.

1) Separe os materiais

É importante que tudo esteja separado e a mão para que você não precise ficar pausando o processo, deixando assim o bichinho molhado e sentindo frio. Para um banho completo, digamos assim 5 estrelas, você precisa de:

  • Toalha – fundamental para tirar o excesso de água após o banho;
  • Água morna – bacia, banheira ou próprio chuveiro;
  • Algodão – para limpar os ouvidos do cachorro e para tapá-los durante o banho, evitando entrada de água;
  • Xampu – específico para cães, claro, pois outros podem causar problemas, como alergias;
  • Condicionador – para cães de pelos longos e lisos;
  • Cortador/Alicate de unhas;
  • Pente – para desembaraçar pelos médios e longos;
  • Rasqueadeira – para pentear pelos médios e longos durante a secagem;
  • Secador;
  • Perfume – também específico para cães, e com moderação.

2) Passo a passo

BBkQDiV

Primeiro, crie um clima agradável para o seu amicão. Até porque, muitos cachorros não gostam desse momento e tentam fugir na hora. Assim, é nosso papel tranquilizar o bichinho: Vale conversar, fazer carinho e até mesmo dar petiscos. Vale tudo!

Em seguida, limpe os ouvidos. E lembre-se: essa limpeza é essencial, mas só o veterinário deve limpar a região interna. E jamais introduza um cotonete no ouvido do seu animal, pois certamente irá machucá-lo. Se necessário, utilize gaze ou algodão para limpar a região externa da orelha.

Após realizar a limpeza, lembre-se de colocar chumaços de algodão hidrofóbico dentro do ouvido para que não entre água no local, evitando inflamações como otite.

Depois, vem a fase de cortar as unhas. Essa tarefa pode ser mais árdua e deve ser feita com cuidado: para evitar sangramento, existem vasinhos que não devem ser cortados. Para o corte de unhas, é necessária a utilização de um alicate próprio para cães que seja de acordo com o tamanho do seu pet.

Tudo limpo nos ouvidos e unhas, passe para os pelos. E com muitíssimo cuidado, utilize o pente para tirar os nós do animal. Raças que possuem pelos longos e lisos, como Yorkshire, necessitam de escovação diária para que não acumulem nós. Para ajudar a desembaraçar o pelo do animal, utilize o condicionador.

Feito isso, verifique a temperatura da água e encontre um bom equilíbrio: caso fique fria, o cão poderá ficar gripado ou com pneumonia, já a água quente é capaz de queimar a pele do animal. Opte sempre pela utilização de água morna.

Água na temperatura ideal, é hora de começar a enxaguar o cãozinho. Inicie esse processo pela região do rabo e, aos poucos e com cuidado, vá molhando atė a região da cabeça. Cuidado para a água não entrar nos ouvidos e evite enxaguar os olhos e o nariz.

Desligue a água, aplique o xampu e repita a ordem do enxágue: comece na região caudal e vá até a cabeça. Muito cuidado para não cair xampu nos olhos do cachorro e não esqueça de limpar bem as patinhas. Para pelos lisos e longos; aplique o condicionador após o xampu, repetindo o procedimento.

Para certificar que o seu bichinho fique bem limpinho, você pode repetir o uso do xampu e do condicionador.

 

 

Agora que ele já ficou limpo e cheiroso, é hora de secar. Antes de ligar o secador, utilize a toalha para tirar o excesso de água. Utilize a temperatura morna, mas mantenha distância. O vento quente pode fazer mal à pele dos pets e também tome cuidado com os olhos do animal.

Faça a secagem com o auxílio de uma rasqueadeira em cães com pelos crespos, como Poodle, de uma escova de pinos ou pente de metal para cães de pelos lisos e compridos e de uma escova de cerdas macias em cachorros de pelo curto.

Por fim, finalize. E aqui você pode se divertir. Aproveite para passar perfume, colocar gravatinhas; lacinhos; adesivos, caprichar em um penteado novo. No entanto, lembre-se: esse processo também precisa de cuidado.

Fonte: Bolsa de Mulher

Check Also

melhor shampoo para spitz

Qual o melhor shampoo para Spitz ?

Aplicar o melhor shampoo para Spitz é o segredo para manter a juba do Spitz …

Um comentário

  1. Muito Obrigado acabei de dar banho nos meus 3 Dogs com estas informações.ajudou muito e meus 3 filhos caninos agradecem também Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *