Home / Banho e Tosa / Passo a passo para dar um bom banho em seu cachorro

Passo a passo para dar um bom banho em seu cachorro

Dar um bom banho nos cachorros vai muito além de água e sabonete. Banhar os bichinhos requer tempo e muitos cuidados. Por isso, separamos os materiais precisos para este momento, além do passo a passo para fazer da hora do banho, a hora mais legal pro seu cãozinho.

1) Separe os materiais

É importante que tudo esteja separado e a mão para que você não precise ficar pausando o processo, deixando assim o bichinho molhado e sentindo frio. Para um banho completo, digamos assim 5 estrelas, você precisa de:

  • Toalha – fundamental para tirar o excesso de água após o banho;
  • Água morna – bacia, banheira ou próprio chuveiro;
  • Algodão – para limpar os ouvidos do cachorro e para tapá-los durante o banho, evitando entrada de água;
  • Xampu – específico para cães, claro, pois outros podem causar problemas, como alergias;
  • Condicionador – para cães de pelos longos e lisos;
  • Cortador/Alicate de unhas;
  • Pente – para desembaraçar pelos médios e longos;
  • Rasqueadeira – para pentear pelos médios e longos durante a secagem;
  • Secador;
  • Perfume – também específico para cães, e com moderação.

2) Passo a passo

BBkQDiV

Primeiro, crie um clima agradável para o seu amicão. Até porque, muitos cachorros não gostam desse momento e tentam fugir na hora. Assim, é nosso papel tranquilizar o bichinho: Vale conversar, fazer carinho e até mesmo dar petiscos. Vale tudo!

Em seguida, limpe os ouvidos. E lembre-se: essa limpeza é essencial, mas só o veterinário deve limpar a região interna. E jamais introduza um cotonete no ouvido do seu animal, pois certamente irá machucá-lo. Se necessário, utilize gaze ou algodão para limpar a região externa da orelha.

Após realizar a limpeza, lembre-se de colocar chumaços de algodão hidrofóbico dentro do ouvido para que não entre água no local, evitando inflamações como otite.

Depois, vem a fase de cortar as unhas. Essa tarefa pode ser mais árdua e deve ser feita com cuidado: para evitar sangramento, existem vasinhos que não devem ser cortados. Para o corte de unhas, é necessária a utilização de um alicate próprio para cães que seja de acordo com o tamanho do seu pet.

Tudo limpo nos ouvidos e unhas, passe para os pelos. E com muitíssimo cuidado, utilize o pente para tirar os nós do animal. Raças que possuem pelos longos e lisos, como Yorkshire, necessitam de escovação diária para que não acumulem nós. Para ajudar a desembaraçar o pelo do animal, utilize o condicionador.

Feito isso, verifique a temperatura da água e encontre um bom equilíbrio: caso fique fria, o cão poderá ficar gripado ou com pneumonia, já a água quente é capaz de queimar a pele do animal. Opte sempre pela utilização de água morna.

Água na temperatura ideal, é hora de começar a enxaguar o cãozinho. Inicie esse processo pela região do rabo e, aos poucos e com cuidado, vá molhando atė a região da cabeça. Cuidado para a água não entrar nos ouvidos e evite enxaguar os olhos e o nariz.

Desligue a água, aplique o xampu e repita a ordem do enxágue: comece na região caudal e vá até a cabeça. Muito cuidado para não cair xampu nos olhos do cachorro e não esqueça de limpar bem as patinhas. Para pelos lisos e longos; aplique o condicionador após o xampu, repetindo o procedimento.

Para certificar que o seu bichinho fique bem limpinho, você pode repetir o uso do xampu e do condicionador.

 

 

Agora que ele já ficou limpo e cheiroso, é hora de secar. Antes de ligar o secador, utilize a toalha para tirar o excesso de água. Utilize a temperatura morna, mas mantenha distância. O vento quente pode fazer mal à pele dos pets e também tome cuidado com os olhos do animal.

Faça a secagem com o auxílio de uma rasqueadeira em cães com pelos crespos, como Poodle, de uma escova de pinos ou pente de metal para cães de pelos lisos e compridos e de uma escova de cerdas macias em cachorros de pelo curto.

Por fim, finalize. E aqui você pode se divertir. Aproveite para passar perfume, colocar gravatinhas; lacinhos; adesivos, caprichar em um penteado novo. No entanto, lembre-se: esse processo também precisa de cuidado.

Fonte: Bolsa de Mulher

Check Also

Tipos de escova para cada tipo de pelo

Tipos de escova para cada tipo de pelo

Você sabe quais são os tipos de escova para cada tipo de pelo? Pentear os …

Um comentário

  1. Muito Obrigado acabei de dar banho nos meus 3 Dogs com estas informações.ajudou muito e meus 3 filhos caninos agradecem também Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *