Home / Curiosidades / Pequinês: conheça tudo sobre essa raça

Pequinês: conheça tudo sobre essa raça

O pequinês é considerado um excelente cão de companhia. Considerado uma das menores raças do mundo, ele tem origem chinesa e pode chegar a pesar até 6 quilos.

Devido a sua pequena estatura, ele é ideal para quem para quem mora em apartamentos. No entanto, antes de optar por esse pet é preciso conhecer bem as suas características.

Diante disso, elaboramos este artigo com as principais informações sobre essa raça. Continue lendo:

História do pequinês

A história do pequinês tem origem em 800 d.C na China e foram criados para serem animais domésticos. Acredita-se que eles eram os animais de estimação oficiais do Palácio Imperial Chinês.

Na época, a pena por contrabandear essa raça era a morte. Por isso, ela ficou restrita à China por muito tempo, sendo exibida na Inglaterra apenas em 1894 quando começou a ser popularizada.

As principais características dessa raça são as seguintes:

  • Peso: até 6 kg;
  • Altura: 15 a 23 cm;
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos.

 pequinês deitado

Cores da raça

Para se encaixar no padrão dessa raça, todas as cores de pelagem são aceitas e elas vão desde o preto até o branco. Contudo, é preciso que o pet tenha a região do focinho e dos olhos da cor preta.

As cores mais comuns da raça são o caramelo e dourado com pelos mais escuros nas orelhas, olhos e focinho.

Temperamento do pequinês

A independência e coragem fazem parte do temperamento do pequinês. É por isso que eles geralmente se colocam em grandes problemas, sobretudo quando batem de frente com um cachorro dez vez maior que ele.

Apesar do seu tamanho reduzido, ele é um excelente cão de guarda. Os donos de cães dessa raça costumam sofrer na hora de adestra-los, mas são compensados com uma companhia carinhosa e leal.

Relação com crianças, estranhos e outros animais

Os cachorros dessa raça adoram crianças, mas o ideal é que os tutores desses pets deixem que eles interajam apenas com aquelas que tem mais de cinco anos. Afinal, é nessa idade que elas têm mais consciência de como tratar os animais.

A relação dos pequineses com outros cães é muito tranquila, ainda mais se ele for socializado desde filhote. No entanto, ele não gosta de ser provocado, pois nesses casos ele pode apresentar um comportamento agressivo.

Quanto aos estranhos, eles não precisam temer este pequeno guardião, embora ele goste de latir para alertar sobre a presença de outras pessoas.

O que acha de ter um pequinês? Apesar da sua pequena estatura, ele pode ser um grande amigo. Essa raça conquista a todos por ser muito amorosa com os membros da família e pela possibilidade de levá-los para todos os lugares no colo.

Check Also

Posso passar perfume de gente no meu cachorro?

Posso passar perfume de gente no meu cachorro? Todo dono ama ver o seu pet …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *