Home / Higiene / Quando posso dar o primeiro banho no filhote?

Quando posso dar o primeiro banho no filhote?

Você está com um cachorro pequeno em casa? Além de se informar sobre a sua alimentação e vacinação, outra questão que você deve estar se perguntando é quando poderá dar o primeiro banho ao filhote. Essa é uma dúvida bem comum e nós vamos esclarecer para você. Continue lendo o texto!

Quando posso dar o banho?

A primeira coisa que você deve ter feito são as vacinas. Os banhos para filhotes não tem contraindicação, mas recomenda-se a partir dos 2 meses, dependendo da raça. Para esclarecer essa dúvida você pode conversar com um veterinário de confiança. O que não se indica é levar o filhote para tomar banho em pet shop se ele ainda não fez todas as vacinas. Isso porque em contato com outros animais ele pode acabar pegando alguma doença.

Uma dica bem comum é que os banhos podem ser iniciados quando os filhotes tem uma média de 45 dias de vida. Já a frequência do banho vai variar de acordo com a pele e também a sua raça. Depois que são maiores a cachorros que chegam a tomar banho toda a semana e outros uma vez por mês. Isso varia bastante. Claro que e mais comum que aqueles cachorros que vivem dentro de casa tomarem banho com mais frequência, até porque eles estão em contato direto com seus donos, e na maioria das vezes dormindo sobre cama e sofá.

Banho em casa posso dar?

É possível sim você dar banho em seu cachorro na sua casa. Ainda mais quando ele é filhote e você não se sente tão preparado para levá-lo a pet shop, não tem problema algum dar banho na sua casa. No entanto, você precisa preparar muito bem o material que você vai dar banho.

Primeiro, o local que vai dar banho precisa estar bem fechado, até para que o filhote não passe frio. Depois, aconselha-se que você coloque algodão impermeável na orelha do animal. Se ele for pequeno pode até dar banho em uma bacia. Atente para que a temperatura da água esteja morna.

Quando quiser começar a passar os produtos como xampus ou cremes, olhe bem para a pele do filhote e veja se ele não está com algum tipo de alergia e somente depois passe os produtos. Não use o seu xampu. Em nossa loja online você pode conferir uma variedade de produtos. Acesse e clique aqui.

Depois de lavar ele bem, pegue uma toalha e seque-o imediatamente para que ele não passe muito frio. Não se esqueça de retirar o algodão das orelhas. Por isso, muita atenção com os olhos e ouvidos.

Claro que recomendamos que os banhos sejam feitos em Pet Shops. Isso porque lá os profissionais são treinados e vão saber como dar o banho de forma correta e ainda evitar que acidentes ocorram. Então, esclarecemos as suas dúvidas? A partir dos 45 dias o banho está liberado para o seu filhote.

No vídeo abaixo você confere como pode ser dado um banho de cachorro em casa. Assista!

Check Also

melhores produtos para hidratar os pelos de cães

Melhores produtos para hidratar os pelos de cães

Usar os melhores produtos para hidratar os pelos de cães é a garantia de um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *