Home / Banho e Tosa / Saiba como tosar na tesoura !

Saiba como tosar na tesoura !

A tosa é um dos serviços mais procurados para cães nos pet shops, porque tem inúmeras funcionalidades: alivia o calor sentido pelos animais (especialmente pelas raças mais peludas), deixa-os ainda mais bonitos e charmosos, remove os pelos que podem incomodá-los de alguma forma (caindo nos olhos, por exemplo). Existem diversas máquinas próprias para isso, mas uma opção é fazer a tosa na tesoura. Veja detalhes sobre essa segunda alternativa:

Quando a raça é muito peluda, como Poodle Lhasa, Shihtzu, o indicado é que seja usada primeiro a máquina, porque com ela é possível diminuir a densidade da pelagem, e depois a tesoura só para finalizar. Na realidade, a tesoura é uma ferramenta ideal para tosar animais (ou regiões) em que não seja necessário reduzir a quantidade de pelos, porque ela não seria muito prática para isso (com exceção da tesoura dentada que serve para desbaste).

A tosa na tesoura exige que o profissional tenha a mão bastante firme, para que o cão não fique com falhas na pelagem. É uma excelente opção para os casos em que o dono quer apenas aparar os pelos do seu cachorro, tirando o excesso dos olhos ou das patas. A vantagem da tesoura é permitir um trabalho mais preciso, por isso, você também pode optar por ela para corrigir possíveis falhas que a máquina tenha deixado, neste caso utilize a tesoura dente de tubarão para retirar as marcas deixadas pela máquina e dar um lindo acabamento.

A Tesoura também é aliada para a tosa e acabamento nas raças que não podem ser tosadas com máquinas, como: Lulu da Pomerânia, Chow Chow e Golden por exemplo.

Antes de dar início à tosa com a tesoura, é bom escovar e desembolar todo o pelo do animal. Na maioria dos casos não precisa lavar o pelo, a não ser que ele esteja muito sujo. Depois, utilize uma escova para separar o pelo em pequenas partes e também para desfazer possíveis nós que tenham se formado. Lembre-se: para cada tipo de pelo, existe também um tipo de escova mais adequado.

Já nessa escovação inicial os pelos ficarão mais macios e lisos, o que vai facilitar muito no momento de colocar a tesoura em ação! Com a pelagem umedecida e previamente escovada, comece a remover o excesso do comprimento com a tesoura, levando em conta as partes que devem permanecer intactas, de acordo com as características de cada raça.

Quando estiver tosando com a tesoura, tenha sempre uma margem de erro para menos, ou seja, corte um pouco menos do que o que você acha que deveria. Posteriormente, quando o pelo estiver totalmente seco, será mais fácil visualizar se é necessário cortar mais em algum lugar, então, você pode fazer esses retoques.

Ao terminar a parte mais “bruta” da tosa, use um pente específico para ir emparelhando os fios e verificando se não ficaram uns mais longos do que outros. Caso isso tenha acontecido, é o momento de acertar.

Feito tudo isso, o cão já está tosado e pode ir para o banho, para estar limpo e bem cheiroso quando o dono chegar para buscá-lo! A tesoura é uma ótima ferramenta de tosa para trabalhar com raças que não tenham um grande excesso de pelos e que precisem de apenas alguns retoques mais localizados. Se houver uma quantidade muito grande de pelos para remover, a máquina continua sendo o melhor recurso.

 

Vamos ao passo a passo:

Passo 1

Coloque o seu cão em uma mesa de tosa em uma altura confortável para você. Se o seu cão estiver desconfortável, pode ser necessário que você o prenda-o com a girafa da mesa ou obtenha a assistência de um ajudante.

Passo 2

Escove bem a pelagem do seu cão para remover o excesso de pelo e sempre use o pente de metal para garantir que você não perdeu nenhum nó.

Passo 3

Pegue a tesoura colocando o dedo indicador e o polegar nos orifícios dos dedos. Se os orifícios forem muito grandes, você pode usar protetores de dedo de borracha para um ajuste mais confortável.

Passo 4

Comece ao longo das costas do cão e escove o pelo para cima e para trás para ver todas as extremidades desiguais. Use seus dedos como um guia para segurar o pelo apertando os dedos. Você precisará repetir o processo de escovar para trás e para cima, segurando o pelo e recortando até obter o comprimento desejado para que todos os pelos sejam cortados uniformemente.

Passo 5

Repita todo o processo de corte desde as costas até a base da cauda, e continue cortando com a tesoura por cada lado do animal (use os dedos como referência). Vá penteando com o pente de metal e medindo a altura do pelo até que todas as partes estejam do mesmo tamanho.

Passo 6

Para a parte traseira, penteie uma das pernas de trás e com os dedos (Mesmo processo anterior) use a tesoura para cortar o pelo com o formato da perna. Faça isso com cada perna, repetindo o processo de pentear e cortar igual o das costas.

Passo 7

Com uma escova de pinos média ou rasqueadeira pequena, escove para cima o pelo das patas e retire com a tesoura os pelo irregulares. A pata tem que estar toda arredondada e regular. Repita o processo em todos as patas.

Passo 8

Pegue a cauda pela ponta e deixe o pelo pendurar igualmente em ambos os lados. Corte um bom comprimento uniforme. Segure o pelo na ponta da cauda e torça-o. Corte o comprimento neste ponto, tendo cuidado para não cortar a própria cauda. Segure com o dedo a ponta da cauda por segurança.

Passo 9

Faça a cabeça do seu cão um bom efeito arredondado. Comece no topo da cabeça entre as orelhas, escove o pelo através dos dedos e prenda os pelos em cima dos dedos. Trabalhe primeiro de orelha a orelha e depois da parte de trás da cabeça até o topo dos olhos. Puxe os pelos no focinho e perto dos olhos com os dedos ou com um pequeno pente. Use uma tesoura pequena com ponta redonda para cortar cuidadosamente o pelo ao redor e sob a área dos olhos. Para terminar a cabeça, penteie para baixo as laterais e prenda cada lado para formar uma meia lua. Faça embaixo do focinho uma linha uniforme com os dois lados da cabeça, retire o excesso em seguida.

Passo 10

Segure a orelha e penteie para baixo para ter certeza de que não há irregularidades. Antes de cortar você tem que ter certeza de segurar a orelha no ponto em que ela termina, assim você evitará cortes indesejáveis. Repita com a outra orelha. Pronto ! Agora chame a atenção do seu cão para olhar para você, para que você possa verificar o comprimento do pelo na cabeça e nas orelhas do cachorro.

Dica: Para cortes arredondados utilize uma tesoura curva !

Check Also

Tipos de escova para cada tipo de pelo

Tipos de escova para cada tipo de pelo

Você sabe quais são os tipos de escova para cada tipo de pelo? Pentear os …

4 comentários

  1. Tem informação errada nesse texto. Jamais se deve usar maquina na tosa em Chow Chow, o uso da maquina queima os sub-pelos fazendo com que demorem para crescer e não crescem por igual.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *