Home / Tipos de Tosa / Spitz: pode ou não tosar?

Spitz: pode ou não tosar?

Spitz: pode ou não tosar? Se você tem um pequeno, agitado e adorável cachorro da raça Spitz, provavelmente já se perguntou sobre isso antes de levá-lo para fazer esse procedimento no pet shop.

Mas acredite você não está errado em ficar inseguro. A pelagem dupla do Spitz realmente requer um cuidado especial. Por isso é preciso ficar atento no que pode e o que não pode ser feito com ela.

Pensando nisso, elaboramos esse artigo com informações que irão esclarecer suas dúvidas quanto a tosa e tratamento dos pelos do Spitz. Confira:

Spitz: pode ou não tosar?

Spitz: pode ou não tosar? A resposta é SIM, mas com muitas exceções e cuidados.

A tosa higiênica, por exemplo, pode ser feita assim que for percebida a necessidade. Geralmente é realizada depois do primeiro ano de vida do animalzinho, tanto na barriguinha quanto no ânus.

Sempre com a tesoura, para garantir a higiene do pet.

Tosar antes de 1 ano de idade, pode influenciar negativamente a saúde do bichinho de estimação.

Antes desse período o pelo ainda cresce de forma irregular e o profissional pode acabar cortando mais do que o necessário.

Ainda assim, filhote ou não, é preciso ter muito cuidado ao escolher o estabelecimento e os profissionais para realizar a tosa.

Se ela for realizada de maneira incorreta ou com os materiais e equipamentos errados, os pelos poderão demorar para crescer.

Tipos de tosa indicada para o Spitz

Apesar da tosa ser permitida para cães da raça Spitz, você precisa conhecer quais são os tipos de tosa ideais para a pelagem do Spitz. Confira abaixo:

  • Tosa Leão: essa tosa deixa o pelo longo no pescoço, peito e rabo, mas apara os pelos nas outras regiões do corpo.
  • Tosa Kennel: aqui todo o pelo é aparado igualmente, ficando com um comprimento entre 1,5 e 2,5cm.
  • Trimming: essa técnica consiste em retirar apenas as pontas do pelo. Deixando a pelagem com as características marcantes da sua própria raça.

Spitz: pode ou não tosar

Spitz: pode ou não tosar? Perigos

Um dos maiores perigos ao tosar o Spitz é o desenvolvimento de uma alopecia pós tosa. Essa é uma doença causada pela redução excessiva do tamanho do subpelo do animal.

Ela é caracterizada pela deformação da pelagem e falta de crescimento de pelos em diversas regiões do corpo.

O tratamento para reverter esse quadro é muito lento e trabalhoso. Portanto, procure por profissionais que saibam lidar com a pelagem dupla.

Então, após descobrir que a resposta para a pergunta: Spitz: pode ou não tosar? É que a tosa é permitida para essa raça, ainda é preciso tomar cuidados na tosa estética do seu pet.

Sempre converse com o profissional antes de deixar seu pet nas mãos dele, para garantir que ele é qualificado para realizar o corte em pelagem dupla.

Dessa forma, você consegue dar uma aparência especial para o seu Spitz sem precisar abrir mão da saúde dele!

Utilize sempre equipamentos de uso profissional animal, em nossa loja você encontra tudo que precisa ! www.bergvet.com.br

Check Also

Cuidados no banho e tosa do Shih-Tzu

O banho e tosa do Shih-Tzu é a melhor forma de manter os pelos lindos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *